Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Empresa diamantífera assina acordo para receber estagiários

PROJECTO YETWENE

Os estagiários que tiverem melhor aproveitamento terão direito de preferência no acesso aos postos de trabalho.

Os estudantes formados nas diferentes unidades de ensino superior na Lunda Norte e Sul vão beneficiar de estágios profissionais no Projecto Yetwene, uma empresa diamantífera que opera na comuna de Camissombo, município do Lucapa, Lunda-Norte. Um convénio entre a diamantífera e as Faculdades de Direito, Economia e Instituto Técnico de Saúde, do Dundo, bem como o Instituto Politécnico da Lunda-Sul e Superior Politécnico Lusíada da Lunda-Sul, foi recentemente celebrado, abrindo o caminho para estes jovens enfrentarem o mercado de trabalho.

Os estagiários que tiverem melhor aproveitamento terão direito de preferência em vagas que possam, eventualmente, surgir nessa empresa mineira, que, no passado, já admitiu em regime de contratos de "estágios remunerados" técnicos superiores recém-formados, alguns dos quais conseguiram o seu primeiro emprego. A parceria é a primeira entre instituições do ensino superior da província e uma empresa mineira, como referiu o director do Instituto Técnico de Saúde do Dundo, Gonçalves Júnior. "O sector mineiro tem responsabilidades sociais e entre estas nunca será demais apoiar os jovens recém-formados, a quem muitas vezes é solicitada experiência profissional que não possuem", referiu.

O director dos Recursos Humanos do Projecto Yetwene, Bento Augusto, confirmou a disponibilidade da diamantífera para as instituições de ensino e para a inserção dos jovens no mercado. "Além de ser uma exigência legal, ao abrigo do Código Mineiro, é política da empresa a integração do maior número de trabalhadores residentes, sobretudo, na província da Lunda-Norte e uma das formas de conseguir isso é ir buscá-los à fonte, que é a academia", referiu.

O Projecto Yetwene dedica-se à prospecção, pesquisa, reconhecimento e avaliação dos depósitos secundários de diamantes e é formada pela Mountain Stability, Endiama Mining, Sociedade de Investimentos da Lunda, Yetwene e All Magic. A Mountain Stability é a promotora do projecto e já realizou um investimento acima dos 18 milhões USD.