Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

ETA do Golungo Alto recebe acréscimo de 2,48 mil milhões KZ

Empresas

A reabilitação da obra vai custar ao todo 4,65 mil milhões Kz, 11 vezes mais do que os cerca de 400 milhões que custou a construção da infraestrutura em 2018.

A reabilitação das instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município do Golungo Alto, na província do Cuanza Norte, que foi danificada "severamente" por chuvas em Dezembro do ano passado, recebeu uma verba adicional suplementar de 2,48 mil milhões Kz através do decreto presidencial n.º 264/22 deste mês.

Este montante é 115% maior do que a verba que foi aprovada inicialmente para a reabilitação da infra-estrutura fixada em 2,16 mil milhões Kz pelo despacho presidencial nº 61/22, de 18 de Março.

A obra da ETA do Golungo Alto, inaugurada em 2018 tinha custado cerca de 400 milhões Kz do projecto "Água para Todos" que ficou a cargo da empresa Sinohidro. A reabilitação vai custar ao todo 4,65 mil milhões Kz, 11 vezes mais do que a construção da infra-estrutura, fruta da perda do valor do Kwanza nos últimos anos. Além dos 108,14 milhões Kz da fiscalização do processo de reabilitação a cargo da empresa angolana com sede em Benguela, Harmoniza Concept.

O decreto presidencial n.º 264/22 explica que a verba adicional suplementar é aprovada pela necessidade de "suportar as despesas relacionadas com o projecto de reabilitação da Estação de Tratamento de Água do Golungo Alto", sendo que a verba é afecto à Unidade Orçamental do Cuanza Norte, que deve disponibilizar os fundos de forma faseada, em função das necessidades de pagamento e disponibilidade de tesouraria.

As chuvas de Dezembro de 2021 derrubaram a protecção de encostas de betão provocando assim a inundação da sala eléctrica, gerador e a sala de bombas e tanques, o que terá provocado a interrupção de fornecimento de água à população "sendo imprescindível a intervenção imediata e urgente na ETA de forma a garantir o abastecimento de água potável" aos habitantes, de acordo com o des[1]pacho presidencial n.º 61/22.

O contrato da empreitada foi celebrado com a empresa Xing An International que é uma firma fundada em 2021 e com sede em Luanda, no município de Cacuaco. Tem com objecto social comércio geral, indústria, construção civil, importação e exportação, mediação e gestão mobiliária, saúde e oficina de reparação de máquinas, ou seja, quase todas as áreas da economia. Tem um capital social de 950.000 Kz, repartido em quatro quotas pelos cidadãos chineses Xingyou Wei (30%), Dong Wang (28%), Weicai Zhang (27%) e Xiaoguang Chen (15%).