Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Falta de contadores pré-pagos eleva para 160 mil milhões Kz dívida de clientes à ENDE

1ª fábrica de contadores de água e energia em Angola custou 15 milhões de euros

Os 12 mil contadores pré-pagos da ENDE, que estão avariados, contribuiu para o crescimento da dívida de clientes com a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, em 160 mil milhões Kz nos últimos dois meses, segundo Hélder Adão, PCA da empresa.

Numa primeira fase será esta a mais-valia da fábrica de contadores de água e electricidade, "Sunshine - Métricas Soluções", inaugurada na passada sexta-feira, na Zona Económica Especial de Viana, que representa um investimento de 15 milhões de euros, e que já está trabalhar na recuperação dos contadores pré-pagos inoperantes da ENDE.

O presidente do Conselho de Administração da ENDE, Hélder Adão disse ao Expansão que "actualmente a maior parte dos nossos clientes ainda estão no sistema pós-pago, por falta de contadores de electricidade pré-pago, e grande parte destes clientes furtam-se a pagar pelo consumo de luz.

Face a essa situação, nos últimos dois meses a dívida que os clientes possuem com a ENDE acresceu para 160 mil milhões Kz, num rácio que tem vindo a crescer com instituições colectivas públicas e privadas no topo da lista de devedores" frisou.

Após o processo em curso de recuperação dos 12 mil contadores, a ENDE prevê adquirir os novos contadores pré-pagos inteligentes produzidos localmente pela fábrica da subsidiária Métrica do grupo chinês "Sunshine".

Hélder Adão avançou que já foram feitos ensaios dos novos contadores da "Métricas Soluções" nas redes de distribuição de energias da ENDE para se poder produzir bons aparelhos.

"Com esse aumento da capacidade local de fornecimento de materiais e serviços com durabilidade, qualidade e bom preço, a fábrica vai solucionar o problema da manutenção e reposição de contadores de electricidade do sistema pré-pago, revolucionando também a nossa preocupação com a faturação", disse.

A "Métrica Soluções" torna-se na primeira indústria a realizar a montagem de contadores pré-pagos, para energia e água com capacidade de manutenção após venda e criação e fornecimento de serviços de códigos e recargas em Luanda.

A unidade fabril começou a funcionar com cerca de 40 técnicos angolanos, prevendo criar mais de 600 postos de trabalho quando arrancar a fase de produção para produzir até 400 mil contadores por ano.

A empresa prevê iniciar no próximo ano o processo de montagem dos contadores pré-pagos de água, com capacidade de controlo para residências e empresas.

Neste momento está em curso um projecto-piloto de montagem dos primeiros 60 contadores de água produzidos pela nova fábrica.

'Métricas Soluções' está em 60 países

A "Métrica Soluções" é uma multinacional com certificação internacional, e está implantada em mais de 60 países, dominando o mercado da China, Europa, América Latina, medio-oriente e África, e possui uma quota de 30% do mercado chinês de contadores de electricidade e de água.

A subsidiária tem uma capacidade de produção anual de 50 milhões de unidades de equipamentos eléctricos, actuando em Angola também nos sectores petrolífero (blocos CON6 e KON5 da Sonangol) e exploração de minas de diamantes e nióbio, para além da participação nas empresas de transporte individual e entregas, T"Leva e Tupuca.