Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Gestão das plataformas logísticas de Arimba e Lombe entra em concurso público

Para um período de 30 anos

Dentro do "layout" das plataformas logísticas estão previstas, além das instalações para a consolidação e a desconsolidação de cargas, a existência de armazéns alfandegários para apoiar os processos de importação, exportação, e em trânsito.

O Ministério dos Transportes (MinTrans) vai realizar dois concursos limitados por prévia qualificação para a concessão, para efeito de Concepção, Construção, Exploração e Gestão Comercial, por um período de 30 anos, das plataformas logísticas da Arimba, na província da Huíla, e Lombe, em Malanje.

Estes compreendem o quarto e quinto concurso limitado por prévia qualificação para a celebração do contrato de concessão de ambas as plataformas. A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), de acordo com o comunicado do ministério dos Transportes, tem a responsabilidade de organizar e acompanhar os processos de concessão das plataformas logísticas, além de elaborar as peças de procedimentos com base na legislação aplicável no quadro da dinamização da Rede Nacional de Plataformas Logísticas

O lançamento deste concurso público segue-se ao já ocorrido para a concessão das plataformas logísticas do Luvo, Soyo e Luau, parte das seis plataformas logísticas previstas na primeira fase para a implementação da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL), lê-se na nota do MinTrans, que refere que "o actual contexto socioeconómico, nacional e internacional, impõe aos países e regiões a definição de estratégias que estimulem a produção local e garantam a distribuição destes produtos para os principais pontos de consumo, ou de manufactura ou até para exportação".

Dentro do "layout" das plataformas logísticas estão previstas, além das instalações para a consolidação e a desconsolidação de cargas, a existência de armazéns alfandegários para apoiar os processos de importação, de exportação, e em trânsito.

A Plataforma Logística da Arimba, localizada a 35 quilómetros da cidade do Lubango, possui ligação com a EN 280. Na sua zona de fronteira estão as capitais provinciais de Benguela (257 km), Huambo (316km) e Namibe (171 km). A nível das infra-estruturas logísticas, a plataforma da Arimba poderá beneficiar dos Portos do Namibe e do Lobito, dos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes e de Benguela, além dos aeroportos na Catumbela e no Namibe.

Já a plataforma logística do Lombe está situada na zona central de Malanje, beneficia do Caminho de Ferro de Luanda, uma infra-estrutura logística estratégica, como ponto de ligação com os mercados internacionais através do Porto de Luanda. A estação do Lombe, da linha do Caminho- de-Ferro de Luanda, dista cerca de 4km de Malanje, 27 quilómetros do Aeroporto de Malanje e 24 km da Estrada Nacional 140.