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Mundial Seguros lidera a produtividade por trabalhador

SECTOR SEGURADOR

O rácio de produtividade de uma seguradora é a divisão do total dos prémios brutos emitidos pelo número colaboradores efectivos da empresa, para aferir o que cada colaborador contribuiu para o resultado da companhia de seguros. A Mundial é a mais produtiva em 2023, enquanto a Royal Seguros é a menos.

A Mundial Seguros é a companhia mais produtiva por trabalhador do sector segurador enquanto a Royal Seguros é a menos produtiva, de acordo com os cálculos do Expansão com base no relatório e contas referente a 2023. Este dado dá também indicações sobre o estado de digitalização e modernização das seguradoras.

A Mundial Seguros, por exemplo, teve um um volume de prémios de 39.841 milhões Kz. Divididindo este valor pelos 104 colaboradores significa que cada um contribuiu com 383 milhões Kz. Em termos de distribuição do efectivo por género, 52,9% dos colaboradores são do género masculino e 47,1% representavam o género feminino.

A Aliança Seguros é a segunda empresa mais produtiva, porque cada um dos 50 colaboradores contribui com 360 milhões Kz para alcançar 18.013 milhões Kz do prémios brutos emitidos neste exercício. Com um valor de vendas e apólices avaliado em 54.353 milhões Kz, a Nossa Seguros é a terceira seguradora mais produtiva pelo facto dos 171 colaboradores contribuírem com 317 milhões Kz cada, seguindo-se a Prudencial Seguros com um valor de 6.023 milhões Kz, o que significa que cada um dos colaboradores contribuíram com 277 milhões Kz.

O facto de uma empresa ter um elevado prémio não significa que teve mais produtividade. O exemplo é a ENSA, empresa com maior valor de prémios emitidos do mercado (96.269 milhões Kz), mas em termos de produtividade por trabalhador está apenas na oitava posição, porque cada um dos 490 colaboradores contribuiu apenas com 195 milhões Kz. (ver tabela).

Apesar de os mediadores trazerem uma parte dos negócios e contribuirem também para o crescimento das empresas, não entram nestes cálculos, não fazem parte do quadro de pessoal das empresas e os negócios são geridos depois pelos trabalhadores efectivos das companhias.

É importante realçar que a produtividade das empresas de seguros não pode exclusivamente ser medida apenas por esta equação, pois hoje existe uma série de variáveis que também contribuiem a rentabilidade das seguradoras, mas este indicador mostra a adequação do numero de trabalhadores ao negócio gerado, e dá sinais sobre o estado de modernização e digitalização das organizações.

Além da implantação de novas tecnologias, também influencia esta equação a relação que as seguradoras têm com os bancos, pois estes têm balcões espalhados pelo País e dão suporte às vendas das seguradoras, sem que isso se reflicta no quadro de pessoal das seguradoras. No nosso mercado existem 12 empresas de seguros têm uma relação directa com os bancos.

Um facto que serve de exemplo é o caso da Mundial, que em 2021 deu um salto de 13ª maior operadora do mercado para 5ª maior no final de 2022, aproveitando a distribuição ou comercialização de seguros através do bancassurance fruto da relação que tem com o BPC. Fundamentalmente com a exigência do seguro de vida para operações de crédito.

Digitalização

Em termos de digitalização, o estudo Angola Insurance Outlook - (2019-2022) lançado pela EY reconhece que em Angola, onde o desenvolvimento de insurtech é ainda muito incipiente, a adopção de plataformas digitais pode ser um factor decisivo, uma vez que pode aumentar o acesso, reduzir custos e personalizar serviços para necessidades específicas, como em áreas remotas e com lacunas no serviço disponível.

"À medida que as empresas vão realizando investimentos consideráveis quanto à digitalização, elas conseguem aumentar o seu crescimento através da implementação de novas técnicas. Por isso, que não é por acaso que a Mundial Seguros lidera a lista das mais produtivas, mesmo tendo o menor prémio e número de colaboradores, mas como tem uma grande rede de distribuição acaba por tirar vantagem", diz Márcia Gustavo, especialista em Marketing e Estratégia.

Entende também que para melhorar a produtividade é necessário que existam investimentos em capacitações internas, para garantir o crescimento dos funcionários, além de treinamentos promovidos pela empresa. Se estes tiverem maior eficácia e rapidez no cumprimento das suas tarefas profissionais, os indíces de produtividade das empresas também vão aumentar.

Leia o artigo integral na edição 785 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Julho de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

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