Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Retenção de 2,5% de IVA nos pagamentos em TPA atirada para 2022

BANCOS TINHAM ATÉ 30 DE ABRIL PARA PARAMETRIZAR TPAS E COMEÇAR A DESCONTAR O IMPOSTO

Bancos contestam medida que faz parte das alterações ao IVA introduzidas pela lei que aprova o OGE 2021, mas resignaram-se. EMIS ficou encarregada de desenvolver o sistema central que permite fazer a retenção dos 2,5% de imposto. E especialistas temem que esta solução desincentive a bancarização.

A retenção de 2,5% nos pagamentos feitos nos TPA (Terminais de Pagamento Automático), a título de IVA, devia ter começado em Maio, mas a medida não será aplicada este ano, por dificuldades na sua operacionalização, apesar de estar inscrita na Lei que aprova o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021.

À excepção da Administração Geral Tributária (AGT), todos estão contra a retenção dos 2,5% de IVA pelo sistema financeiro nacional, inclusive o Banco Nacional de Angola, que manifestou discordância, por ir contra os esforços de bancarização da economia. Trata-se de "um risco evidente num país com níveis baixos de bancarização", referiu uma fonte da banca ao Expansão.

Apesar da resistência, a AGT diz que a medida é para aplicar. Não só porque está fixada por lei, mas por imposição do Fundo Monetário Internacional (FMI), conformou informação avançada pela AGT aos bancos comerciais e à EMIS, parceiros na implementação desta medida de arrecadação fiscal. Foi o FMI quem sugeriu a aplicação da taxa de IVA de 2,5 nos pagamentos por TPA, como forma de aumentar a base tributária. O Fundo deu como exemplo os casos do Chile, Argentina e Paraguai, onde esta solução foi aplicada com sucesso, referiu uma fonte. A AGT não respondeu até ao fecho da edição às perguntas colocadas pelo Expansão.

(Leia o artigo integral na edição 642 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo