Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sprite tem novo rosto

Lançamento oficial da nova embalagem

A Coca-Cola Company procedeu hoje ao lançamento oficial da nova embalagem do refrigerante Sprite, abandonando a tradicional garrafa verde dos últimos 60 anos, para ser totalmente transparente e que pode ser reciclada.

Desde 12 de Agosto que a nova embalagem passa a ser comercializada no mercado nacional, para novas encomendas, uma transição que será feira apenas para as embalagens de plástico uma vez que a garrafa de vidro se mantém como anteriormente.

O objectivo desta transição, segundo a directora de comunicação da Coca-Cola Company, Paula Matoso, é o de a empresa multinacional contribuir para um meio ambiente mais saudável e sustentável. "Temos estado a procurar soluções internas e externas para minimizar os efeitos negativos desta produção industrial", explicou Paula Matoso, sem avançar os custos que envolvem esta mudança da garrafa na produção.

A opção pela embalagem transparente justifica-se porque o plástico verde contém um aditivo que não pode ser totalmente reciclado, enquanto as embalagens transparentes podem ser transformadas em outras garrafas, tornando assim possível impulsionar uma economia circular, de acordo com as tendências mundiais e que também estão a ser implantadas no País.

Para completar este projecto a empresa vai trabalhar com duas associações, a Nação Verde e a Jobab, que vão estar mais próximo das pessoas catadoras de resíduos sólidos que passam a vender as embalagens usadas a estes operadores.

Por outro lado é objectivo da multinacional colocar ecopontos em determinados pontos da cidade de Luanda, uma forma de contribuir para a sensibilização da separação dos resíduos e, de alguma forma, a educação das pessoas. Mercados como Moçambique, Brasil e Portugal já usam a nova embalagem da Sprite.