Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Covid-19: África tem de produzir vacinas para atingir autossuficiência

Reunião do pacto com África do G20

Os 12 estados africanos presentes na reunião do G20 Pacto com África, que se realizou em Berlim, Alemanha, no final de Agosto, sublinharam a necessidade de desenvolver a capacidade de fabrico de vacinas no continente, para garantir a "autossuficiência" e acabar com a desigualdade na vacinação.

O mundo deveria ter aprendido com as lições do Ébola, como sublinhou o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, enquanto o Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, salientou que "África não conseguirá recuperar até que todos os africanos sejam vacinados".

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, recordou o compromisso do banco de investir 3 mil milhões USD na construção da capacidade de produção farmacêutica em África, incluindo o fabrico de vacinas. E o presidente do Banco Mundial, David Malpass, destacou os programas de financiamento de vacinas estabelecidos em 54 países, observando que mais de metade deles se encontram em África. Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chamou a atenção para a iniciativa de desenvolver a tecnologia mRNA em África, através de diferentes pólos regionais.

O aumento dos níveis de dívida e a restrição do espaço fiscal, em resultado da pandemia, também estiveram no centro das preocupações dos estados africanos presentes na reunião do Pacto com África, iniciativa do G20 criada durante a presidência alemã, em 2017, para promover reformas macroeconómicas, empresariais e financeiras para atrair mais investimento privado para África.

(Leia o artigo integral na edição 640 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Setembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)