Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Egipto e África do Sul agarram fim de energia eléctrica a carvão

COP26: Países e financiadores assumem compromisso de transição para energias limpas a partir de 2022

A presidência britânica da COP26 conseguiu comprometer 130 biliões USD de financiamento privado com a meta de zero emissões, através da Glasgow Financial Alliance for Net Zero. África do Sul, um dos países mais dependentes da energia a carvão no continente africano, conta com 8,5 mil milhões para fazer a transição

Um grupo de 23 países, entre os quais o Egipto, assumiu o compromisso de eliminar progressivamente a energia a carvão - uma das mais poluentes - e 25 países e instituições financeiras comprometeram-se a deixar de apoiar o sector da energia fóssil até ao final de 2022.

A África do Sul beneficiou de um acordo pioneiro de 8,5 mil milhões USD para apoiar a sua transição do carvão para energias renováveis. Estes foram alguns dos acordos e compromissos para acabar com a energia a carvão estabelecidos na primeira semana da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), que se realiza em Glasgow, Escócia, até sexta-feira, 12 de Novembro, e que conta com um quadro de financiamentos de 40 mil milhões USD.

O acordo para ajudar África do Sul foi anunciado dois dias antes, na cimeira dos líderes, onde os ministros das Finanças analisaram o financiamento para ajudar a transição e cumprir as metas do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura média do planeta, entre 1,5 e 2 graus acima dos valores da época pré-industrial, através da redução das emissões com efeito estufa. A presidência britânica da COP26 congratulou-se com o alinhamento de 130 biliões USD de financiamento privado com a meta de zero emissões, através da Glasgow Financial Alliance for Net Zero, financiamento necessário para "assegurar um futuro de baixo carbono e apoiar os países que já vivem com os impactos devastadores das alterações climáticas", muitos deles localizados em África.