BES compra 25,1% do Moza Banco
O negócio elevou o investimento do BES África a um valor de aproximadamente 8,1 milhões de euros.
O Banco Espírito Santo concretizou quinta-feira a aquisição de 25,1% do moçambicano Moza Banco, através da participada BES África, por cerca de 7,1 milhões de euros.
A instituição financeira anunciou em comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que 'o remanescente do capital fica distribuído pelo Moçambique Capitais, com 50,4%, e pela Geocapital - Gestão de Participações, com 24,5%'.
O negócio ficou ainda marcado pelo aumento do capital social do Moza Banco de cerca de 8,6 milhões de euros para cerca de 12,3 milhões de euros, 'subscrito pelos accionistas na proporção das suas participações, elevando o investimento do BES África a um valor de aproximadamente 8,1 milhões de euros', adiantou o banco.
O BES já tinha informado o mercado, no final de Julho de 2010, da assinatura de um memorando de entendimento com a intenção da aquisição desta participação na instituição moçambicana, constituída em Junho de 2008.
Entretanto, o Banco do Brasil afirmou quinta-feira que espera concluir nos próximos 60 dias o acordo assinado em Agosto do ano passado com o BES e o Bradesco para actuar em África, afirmou o presidente do maior banco estatal brasileiro, citado pela agência Lusa.
Aldemir Bendine salientou que a conclusão do acordo depende apenas da definição do formato da parceria, das formas de pagamento e da nova marca da instituição bancária, resultado da parceria.
A nova instituição, resultado da parceria entre os três bancos, deverá actuar inicialmente em Angola e Cabo Verde, e depois em outros cinco países.