Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Autoridades francesas prenderam o homem errado

Tremendo erro das autoridades francesas

As autoridades francesas libertaram um homem detido ontem, no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, tido como principal suspeito no cruel assassinato de Jamal Khanhoggi. Houve uma absurda troca de identidades

A prisão de um homem que se acreditava ser o principal suspeito do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi transformou-se num caso de confusão de identidade, informaram as autoridades francesas que, e passadas 30 horas, libertaram que o cidadão saudita depois de "verificações minuciosas".

O homem foi detido devido a um mandado de prisão do governo turco, tecnicamente emitido para a detenção de Khalid Aedh al-Otaibi, alegado elemento do "Esquadrão Tigre", uma força de elite saudita de 50 homens que são tidos como dados à prática de assassinatos selectivos em qualquer parte do mundo, e ligados à morte e esquartejamento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, a viver nos Estados Unidos, colaborador regular do The Washington Post e procurava obter a cidadania norte-americana, dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia.

O homem identificado como Khalid Aedh al-Otaibi supostamente faz parte de uma equipa de 15 elementos enviada para matar Khashoggi, em Istambul, em Outubro de 2018.

Desde cedo, as autoridades sauditas recusaram-se a comentar a prisão do alegado al-Otaibi, e mais tarde acabariam por dizer que se tratava de um equívoco, acrescentando que "os condenados pelo crime estão, actualmente, a cumprir pena na Arábia Saudita".

A polícia francesa admitiu mais tarde que não tinha certeza de ter detido o homem certo. "Ainda é possível que esta seja a pessoa certa, assim como ainda é possível que seja a pessoa errada", disse um porta-voz da polícia francesa na noite de terça-feira, ou seja, não havia certezas.

Mais tarde confirmou-se que se tratava do homem errado.