Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

China vai gerir ferrovia entre Tanzânia e Zâmbia

23 de Maio - Transportes

Gestão de via-férrea com perto de dois mil quilómetros, entre o Índico e o "coração" da África Austral, deverá transitar para a China em Setembro próximo. Acordos entre os três países, que abrem portas à participação de privados na administração da emblemática ferrovia, encontram-se perto da conclusão.

A China prepara-se para assumir a gestão da Autoridade Ferroviária da Tanzânia e Zâmbia (TAZARA, na sigla, em inglês), operação que se insere num plano mais vasto que abrirá caminho à entrega a privados da ligação com perto de dois mil quilómetros entre Dar es Salaam e Kapiri-Mposhi, em pleno centro da África Austral.
Segundo um documento divulgado pela Imprensa dos três países, terá já sido alcançado um consenso com vista à passagem, até Setembro, da gestão da TAZARA para os caminhos-de-ferro chineses, devendo, então, estar concluído e pronto para ser assinado um acordo técnico que efectivará a transição.
Entretanto, equipas técnicas formadas por elementos da Tanzânia, Zâmbia e China encontram-se no terreno a recolher dados para a conclusão da proposta, medida que deverá comportar a redução do número de trabalhadores que, actualmente, laboram na companhia. De igual modo, Tanzânia e Zâmbia deverão proceder à revisão de procedimentos legais nacionais, para possibilitarem a privados a participação na gestão.

(Leia mais na edição em papel do Expansão, de 20 de Maio)