Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Economia dos Estados Unidos cresce 2,8% no terceiro trimestre, abaixo do esperado

Mundo

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registou um crescimento de 2,8% no terceiro trimestre deste ano, abaixo do esperado, conforme divulgado pelo Departamento de Comércio nesta quarta-feira.

Esse avanço anualizado, ficou abaixo da previsão de 3,1% esperada por economistas consultados pela Dow Jones e também da expansão de 3,0% registado no segundo trimestre. Embora o crescimento tenha ficado aquém das expectativas, ainda demonstra uma resiliência considerável da economia americana diante de taxas de juros elevadas e preocupações persistentes sobre a inflação.

Os Estados Unidos privilegiam o ritmo anualizado, que compara o PIB com o do trimestre anterior e projecta a evolução do crescimento para o ano todo a esta cadência.

Se fosse comparado com o do trimestre anterior, como na maioria das economias avançadas, o crescimento seria de 0,7%. "O crescimento do PIB reflecte principalmente o aumento dos gastos dos consumidores, das exportações e da despesa do Governo federal", precisou o Departamento do Comércio.

Os gastos das famílias, motor da economia americana, subiram 3,7%, o maior crescimento desde o início de 2023, diante de uma inflação de 2,2% em 12 meses. Os investimentos excluindo o setor residencial cresceu a uma taxa anualizada de 3,3%. Já quando considerado apenas o segmento imobiliário, houve queda 5,1% nos aportes.

A divulgação do PIB ocorre em meio a expectativas de que o Federal Reserve (Fed) reduza novamente sua taxa de juros de curto prazo em mais 0,25 ponto percentual na próxima reunião, marcada para o dia 7 de Novembro. Embora o desempenho do PIB tenha sido sólido, a inflação, embora em queda, ainda está acima da meta do banco central americano, o que pressiona as decisões da política monetária. Desde meados de 2022, a inflação nos EUA vem apresentando sinais de desaceleração.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo