Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Oito estádios do Mundial terão custado cerca de 11 mil milhões de dólares

DERRAPAGEM NOS CUSTOS

São sete os estádios que foram construídos de raiz e um, o Khalifa International, sofreu uma modernização profunda. O custo estimado para estas infraestruturas era de 6,5 mil milhões de USD, mas várias consultoras internacionais garantem que o custo final está perto dos 11 mil milhões USD.

São oito os estádios para este Mundial, sendo que sete foram construídos de raiz e um foi modernizado. Estão todos numa área de 35 km a partir do centro de Doha, ligados por uma moderna linha de transportes que comtempla a circulação ferroviária. Inicialmente estava previsto um investimento de 6,5 mil milhões USD nestas infraestruturas, mas os dados disponibilizados pela imprensa internacional dão conta de uma derrapagem das contas que poderá ter chegado aos 11 mil milhões USD. Estão todos prontos há mais de um ano, sendo que foram testados ao longo deste 2022 com a realização de diversos acontecimentos desportivos.

O histórico estádio Khalifa International era o único já existia, foi inaugurado em 1976, sendo que depois de ter sido aprovada a candidatura do Catar, iniciou as obras de remodelação em 2014, foi reinaugurado em 2017 com uma capacidade de 40.000 espectadores, mais 12.000 do que tinha anteriormente, tendo sido também montado um novo sistema de refrigeração ao nível do relvado, que garante que durante os jogos a temperatura oscilará entre os 20 e os 22 graus, apesar de fora do recinto se esperarem temperaturas acima dos 40º. De acordo com uma reportagem da Sky News, este projecto de modernização terá custado mais de 400 milhões de dólares, sendo que o recinto já recebeu desde 2019 o Mundial de Atletismo e o Mundial de Clubes de Futebol.

O maior projecto é o estádio Lusail Iconic, está a cerca de 15 Km de Doha inserido na nova cidade, Lusail City, que está a nascer naquela zona. De longe é o que tem maior capacidade, 80.000 espectadores, e é onde se vai realizar a final do Mundial de Futebol no próximo dia 18 de Dezembro. Tinha um orçamento de construção estimado em 800 milhões USD, mas terá custado mais 1,1 mil milhões, pois foi onde maiores problemas com a mão de obra e com os acidentes nas obras. No final do campeonato o estádio será desmontado e adaptado para se tornar uma zona de comércio que terá alguns cafés, restaurantes e uma clínica médica.

O estádio mais caro terá sido o Al Bayt Stadium, construído na cidade de Al Khor, a 35 Km do centro de Doha, o que está mais longe da capital, sendo o nome e o layout do estádio inspirados nas tendas dos beduínos, um grupo nómada do deserto. Vai ser o palco da cerimónia e do jogo abertura entre o Qatar e o Equador no próximo dia 20 de novembro, e tem capacidade para 60.000 adeptos. No final do campeonato a sua lotação será reduzida para 32.000 lugares, sendo que as cadeiras que sobram serão doadas a países com maiores dificuldades financeiras, mas vai manter a sua vocação desportiva.

O mais espectacular é o estádio Ras Abu Aboud, conhecido também por estádio 974, que é o prefixo internacional do Catar, mas também o número de contentores que foram utilizados na sua construção. Está situado na orla marítima de Doha e depois do campeonato será desmontado, os contentores serão utilizados para outras obras, e nascerá naquela zona um centro de negócios. Tinha um custo estimado de 350 milhões USD e capacidade para 40 mil espectadores.

O Education City é um estádio no centro da inovação de Doha, numa zona onde estão as principais universidades e centros de pesquisa. Desde o seu sistema de refrigeração único até aos espaços verdes que o rodeiam, o estádio foi construído a pensar na sustentabilidade e no futuro.A capacidade inicial do estádio em forma de diamante será de 40.000 lugares, que serão reduzidos para 25.000 lugares no final do torneio, com os lugares adicionais sendo doados aos países em desenvolvimento. Teve um custo que ultrapassou os 800 milhões USD.

Destacar também os estádios das cidades de Al Rayyan e Al Wakrah, e que no final do campeonato ficarão para as duas equipas locais, dois dos maiores emblemas do futebol do Catar. O primeiro tem o nome de Ahmad Bin Ali, substituiu o estádio original que ali estava, tendo sido acrescentado um novo shopping, o The Mall of Qatar. Quanto ao segundo chama-se Al Janoub, tem capacidade para 40.000 espectadores, sendo que será reduzido para metade depois do campeonato. Será a casa do Al Wakrah SC, que passa a ter instalações desportivas próprias.

Por último realçar o estádio Al Thumama com 40.000 assentos. No encerramento dos eventos, a capacidade do estádio será reduzida para 20 mil lugares, com os assentos adicionais sendo doados para nações em desenvolvimento. Um hotel boutique substituirá os assentos superiores do estádio e será adicionada uma filial da mundialmente famosa Aspetar Sports Clinic.

(Leia o artigo integral na edição 701 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Novembro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)