Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Contrassensos do crescimento da "produção interna"

Chancela do Cinvestec

A capacidade interna para suprir a procura interna tem diminuído constante e drasticamente!

Sem considerar qualquer deflator, o PIB cresceu 6% relativamente ao 1.º Semestre de 2020, mas continua 26% abaixo do valor de 2019! Subtraindo os dados do BNA(1) (PIB e Exportações) obtemos a procura interna de produtos(2) internos, ou seja, a despesa interna em produtos produzidos em Angola. A procura interna de produtos internos somada com a procura externa de produtos internos constitui a procura total de produtos internos, ou seja, o PIB.

Pela natureza do cálculo devíamos fazer uma correcção. As importações podem ser subtraídas à procura interna, obtendo-se a procura interna de produtos internos, ou à procura externa, obtendo-se as exportações líquidas. Na verdade, se quisermos analisar com maior rigor o comportamento destas componentes do PIB, deveremos deduzir parte das importações a cada uma delas, uma vez que existem produtos externos incorporados nos bens objecto de procura externa e interna. Porém, na ausência de dados completos, decidimos apresentar as exportações brutas.

De qualquer forma, as importações de "outros serviços a de negócios - sector petrolífero", no 1.º Semestre de 2021, variam -47% e -34%, relativamente aos períodos homólogos de 2019 e 2020, respectivamente, de acordo com o BNA. Somando à procura interna os bens externos incorporados nas exportações apenas iria agravar a queda da procura interna de produtos internos.

* economista e director do cinvestec

(Leia o artigo integral na edição 648 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)