Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Ambiente de negócios e a transformação da riqueza em capital

Cinvestec

Há capital! Sabe-se que é preciso criar capital! Mas continua-se a manter a riqueza estagnada!

Neste pequeno texto abordamos alguns dos aspectos do nosso ambiente de negócios, começando por aquele que é determinante para a existência de uma economia capitalista: O Capital. Sabe-se que não há capital! Sabe-se que é preciso criar capital! Mas continua-se a manter a riqueza estagnada!

Não se está a transformar a riqueza em capital nem por via da titularidade dos terrenos e das casas, nem por via do mercado financeiro simples, nem por via da formalização dos negócios informais, nem por qualquer outra forma.

Grande parte da riqueza do país está concentrada na propriedade imobiliária e fundiária. Logo, a titularidade dessa riqueza daria aos proprietários/titulares a possibilidade da sua transformação em capital, influenciando positivamente o mercado imobiliário, o crédito e toda a economia, pois constituiria um elevado acréscimo da liquidez e mobilidade da riqueza.

Embora pareça haver um entendimento claro sobre a importância de um mercado de capitais na melhoria do ambiente de negócios e o mercado de capitais angolano existir há mais de uma década, continua a transaccionar essencialmente títulos de dívida pública, tornando-se apenas num meio de financiamento do próprio Estado.

* Economista, consultor e perito-contabilista

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)