Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Baterias carregadas?

Capital Humano

Estamos em período de férias para uma grande parte das pessoas. Quem tem possibilidades para o fazer, aproveita este período para sair de casa e ir para um qualquer destino de férias. Já escrevi nesta página um artigo sobre as férias.

Este aborda um ângulo diferente.

Este último ano tem sido de um desgaste enorme. A pandemia alterou ritmos e formas de trabalhar e levou as pessoas para casa. Algumas a trabalhar e outras num regime de pausa forçada. A pandemia teve (e ainda tem) altos e baixos no que se refere a políticas de saúde pública e a afluência a unidades de saúde, que muitas vezes foram bloqueadas a outras condições de saúde. Tempos complexos, difíceis para muitos e de grande incerteza para todos. Este período de férias pode ser de uma enorme importância para todos.

Pode ser um momento de introspecção e de decisões. De pensar o que fazer e como dar a volta a estes tempos de incerteza. Para quem tem emprego, pensar se está feliz com o que faz, como pode desenvolver e crescer dentro da organização, se fará sentido tentar adquirir conhecimentos para uma nova função, entre muitas outras. Mas também se fará sentido mudar de organização, tentar uma nova carreira ou até mesmo pensar numa aventura empreendedora. Para aqueles que, infelizmente, ficaram sem emprego nesta pandemia, é um momento importante para perceber quais os próximos passos a dar. Que desafio procurar, se tem as competências certas para o que procura, se quer mudar de cidade ou país, que compensação e benefícios procura, e o que dá mais importância no empregador (valores, visão, balanço entre vida pessoal e profissional, entre outros).

(Leia o artigo integral na edição 636 do Expansão, de sexta-feira, dia 06 de Agosto de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)