Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

DW Angola abre 150 vagas de estágios profissionais para universitários

PROGRAMA VAI NA 23.ª EDIÇÃO

Os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos e não possuir experiência de trabalho remunerado. Além da formação, os estagiários recebem um valor mensal durante um período de seis e 12 meses, que só será revelado após a selecção. Bolsa beneficiou mais de 2 mil estudantes finalistas em 23 edições.

A Development Workshop Angola (DW) anunciou, no dia 19 de Janeiro, a abertura de 150 vagas destinadas a estudantes finalistas para o programa de estágio profissional e comunitário no ano académico 2025/2026, avaliado em 450 mil USD. O programa, que é financiado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e parceiros do Bloco 18 (SSI e Sonangol), tem o objectivo de promover a capacitação e reforçar o empreendedorismo, aproveitando as melhores oportunidades do mercado de trabalho e competindo em igualdade de circunstâncias com outros profissionais por meio da competência e criatividade.

O programa, que vai na sua 23.ª edição, é destinado a finalistas das áreas de saúde (medicina, enfermagem, análises clínicas/química), engenharias (informática, agrónoma, ambiental), economia, arquitectura e urbanismo, gestão de empresas, direito, sociologia e contabilidade. As candidaturas começam a 26 de Janeiro e vão até ao dia 1 de Fevereiro e os interessados podem candidatar-se através da plataforma mumala (www.mumala.ao).

O investimento ao longo das 23 edições do programa ascende a 10,3 milhões USD (450 mil USD por edição), tendo beneficiado mais de 2 mil jovens universitários. Entre as condições para ser admitido ao programa de estágios profissionais e comunitários consta a realização de um teste escrito e uma entrevista. Os candidatos não podem possuir experiência de trabalho remunerado e devem apresentar cópia da declaração da conclusão do curso.

Os estudantes de medicina, devido à sua especificidade, têm de apresentar uma declaração de frequência do 6.º ano, e devem estar na fase de elaboração da sua monografia. O programa é restrito a finalistas universitários das províncias de Luanda, Zaire, Uíge, Benguela, Cuanza Norte, Cunene, Malanje, Huambo, Cubango e Lunda-Sul.

Os estagiários vão receber um valor mensal durante um período de seis e 12 meses, que será revelado após a sua selecção, dependendo do curso de cada estagiário, uma vez que o estágio será em diferentes empresas parceiras das instituições organizadoras.

A DW Angola disse ao Expansão que o programa de estágio visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, através do acesso facilitado a postos de trabalho por jovens recém-formados, o que favorece a sua integração no mercado de trabalho e a geração de emprego nas províncias de intervenção. "O nosso programa de Estágio distingue-se por integrar duas vertentes complementares, a inserção profissional no mercado formal e a promoção do empreendedorismo jovem", resume fonte da DW Angola em resposta a perguntas do Expansão.

"Para além de preparar jovens para o trabalho por conta de outrem, o programa estimula a criação de micro-negócios por via de mentoria, coaching, formação técnica e acesso a redes de contactos estratégicas", acrescenta, notando que esta abordagem híbrida fortalece a empregabilidade, mas também cria novos agentes económicos locais, com destaque para o incentivo à liderança feminina.

Os investimentos deste programa de estágio são da responsabilidade social das empresas, prevista na lei 10/04, de 2 de Novembro, lei geral das actividades petrolíferas, que estabelece que uma parte do bónus pago ao Estado, resultante dos contratos celebrados, deve ser aplicada em iniciativas de desenvolvimto regional e local.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo