Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Universidade Lusíada coloca 360 licenciados no mercado

CERIMÓNIA DE OUTORGA DO LECTIVO 2023/2024

Completaram as suas licenciaturas e agora vão à procura de emprego.Para muitos não significa o fim dos estudos, pois vão avançar para os doutoramentos e mestrados, mas que pode ser a única solução se o mercado de trabalho não tiver capacidade para os absorver.

A Universidade Lusíada de Angola (ULA) lançou para o mercado de trabalho 360 novos profissionais qualificados em áreas como Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Contabilidade e Finanças, Engenharia Informática, Arquitectura, Direito, Relações Internacionais, Economia e Gestão de Empresas.

A cerimónia decorreu no Centro de Conferência de Belas (CCB), no dia 17 de Janeiro, e ficou marcada por discursos de abertura e inspiradores, incluindo do reitor da ULA, Mário Pinto de Andrade, que garantiu que os recém-graduados estão preparados para enfrentar os desafios e contribuir para o desenvolvimento do mercado de trabalho angolano. Destacou ainda a importância da educação na construção de um futuro melhor para Angola. "Vocês têm a capacidade de mudar o nosso país. A partir de hoje, façam diferente!", desafiou o reitor da Lusíada.

Marial Pereira da Gama, estudante do curso de Psicologia que discursou em nome dos licenciados, admitiu que a cerimónia de outorga representa para os recém- -licenciados muito mais do que a conclusão de um ciclo académico.

"Esta cerimónia marca o início de novas responsabilidades que moldaram a nossa visão do mundo e a nossa capacidade de sonhar, sonhos que começam a tomar forma, e de desafios que agora enfrentamos com mais confiança", afirmou Marial da Gama, notando que, neste momento, cada discente carrega consigo, não apenas o conhecimento adquirido, mas também as experiências que moldaram a sua visão do mundo.

Na ocasião, o reitor da Universidade Lusíadas de Angola, Mário Pinto de Andrade, falou sobre a semana académica que representa uma tradição da Universidade.

Antes da outorga realizou-se a semana académica, uma tradição da universidade. Trata-se de um período durante o qual todos os cursos realizaram conferências e debates sobre temáticas de importância científica, como destacou Mário Pinto de Andrade. "Foram as últimas aulas que os recém-licenciados tiveram a possibilidade de assistir", acrescentou o reitor da ULA.

Mário Pinto de Andrade enalteceu, ainda, o quadro docente pelo trabalho que tem desempenhado na formação dos recém- -licenciados e, de igual modo, as famílias por acreditarem no futuro dos seus filhos.

Os formandos receberam os seus diplomas numa cerimónia cheia de emoção, acompanhados por familiares e amigos, que aplaudiram suas conquistas. Muitos dos novos licenciados ainda não têm ofertas de emprego.

A ULA, segundo Mário Pinto de Andrade, continua a desempenhar um papel fundamental na formação de profissionais qualificados que contribuem para o desenvolvimento económico e social de Angola. Com mais de duas décadas de história, a universidade mantém o seu compromisso com a excelência académica e a inovação.

De recordar que, a Universidade Lusíadas de Angola já mandou para o mercado de emprego mais de 7 mil quadros, ao longo das primeiras licenciaturas que ocorreram a partir de 2000.

Os cursos mais solicitados são os de Contabilidade e Finanças, Gestão de Recursos Humanos e Direito. "A Universidade tem convénios com diversas empresas e instituições para facilitar estágios aos alunos finalistas, fundamentalmente, nos cursos de Arquitectura, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e Contabilidade", destacou o reitor.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo