Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Estudantes da UCAN com estágio garantido na Ensa Seguros

COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL

Com o objectivo de introduzir a componente prática no plano curricular, a Universidade Católica de Angola (UCAN) acaba de assinar um protocolo com a Ensa Seguros. Após o estágio, estudantes terão o direito a prémios, que não se sabe ainda quais, porque serão definido pela comissão de coordenação.

Os estudantes e recém-licenciados da Universidade Católica de Angola (UCAN) vão passar a estagiar na companhia de seguros Ensa fruto de um protocolo assinado entre as duas instituições.

O protocolo, que tem a duração de um ano com possibilidade de renovação, tem o objectivo de conceder aos estudantes e recém-licenciados a oportunidade de desenvolverem qualidades profissionais associando a teoria à prática no sentido de serem preparados para o mercado de trabalho.

Ainda não está definido o número de estudantes ou licenciados que serão abrangidos por ano nos estágios. No entanto, será criada uma comissão de coordenação paritária integrada por representantes da ENSA e da UCAN, a quem caberá implementar as acções previstas no protocolo.

"Neste particular, caberá à mesma seleccionar talentos locais e nomeá-los a fim de participarem em programas de formação e desenvolvimento geral e no do programa de estágio ENSA-UCAN", explica Sebastião Freitas, director de capital humano da Ensa.

Após o programa de formação de estágio, os estudantes terão o direito a prémios que serão definidos também pela comissão de coordenação. De acordo com a vice-reitora para a área académica da UCAN, Maria Helena, é uma oportunidade para os estudantes, pois vai permitir que desenvolvam a componente prática nas áreas dos seguros.

Para Lando Faustino, professor e director do Gabinete de Intercâmbio e Relações Internacionais, o protocolo de cooperação é um acordo estratégico que permite que os estudantes qualificados da UCAN aliem a teoria à prática, por via de estágios na Ensa, com a possibilidade de, dependendo da sua prestação, serem incorporados na instituição.

"O prémio de mérito, também instituído por via do protocolo, estimulará os estudantes a destacarem-se, almejando beneficiar das vantagens e benesses que o prémio conferirá".

Com esta iniciativa, Sebastião Freitas sublinha que a seguradora pretende contribuir para o desenvolvimento do capital humano, acrescentando que o apoio ao desenvolvimento social promove a disseminação do conhecimento científico e contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população.

"A ENSA assumiu desde sempre um elevado e firme compromisso com a sociedade, dedicando-se à valorização e desenvolvimento de uma cultura ética organizacional", frisou. O acordo de parceria vem no âmbito do ciclo de palestras sobre seguros e fundos de pensões destinadas a alunos do ensino superior promovido pelo regulador do sector (ARSEG). Recentemente, a palestra aconteceu na Universidade Católica presidida pela PCA da Ensa, Helena Chicuba, com o tema: "Importância Socio-económica dos Seguros".

Leia o artigo integral na edição 757 do Expansão, de sexta-feira, dia 5 de Janeiro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo