Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Dois filmes angolanos na 28ª edição do Fespaco

FESTIVAL NO BURKINA FASO

"Nossa senhora da loja do chinês" e "Nayola" entre os 15 concorrentes ao Festival Pan- -Africano de Cinema e Televisão.

Filmes angolanos, moçambicanos e cabo verdianos estão entre os 15 concorrentes ao grande prémio da 28ª edição do Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Fespaco), no Burkina Faso, sob o lema "Cinema africano e cultura de paz", que decorrerá entre 25 de Fevereiro e 04 de Março.

Na competição de longas metragens de ficção de Angola está o filme "Nossa senhora da loja do chinês", de Ery Claver, enquanto que de Moçambique está "Maputo Nakuzandza" de Ariadine Zampaulo. Por Angola está também a longa-metragem de animação "Nayola", do português José Miguel Ribeiro, numa co-produção internacional que inclui Portugal, França, Países Baixos e Bélgica, enquanto que nas longas documentais entra em competição também Carlos Yuri Ceuninck de Cabo Verde com "Omi Nobu/L"homme nouveau".

Segundo a organização, a selecção deste ano contempla 170 trabalhos em competição, divididos em 11 categorias, entre longa-metragem, curta-metragem, documentário, série de televisão, filme escolar e filme de animação. O Fespaco, criado em 1969, é o principal evento de cinema da África, é realizado a cada dois anos, filmes de todos os formatos competem pelo "Etalon d"or".