Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola compra vacinas Sputnik V quase ao dobro do preço de mercado

Decreto Presidencial nº 35/21 de 26 de Março põe cada dose a custar 18,5 USD

Angola vai comprar 6 milhões de doses de vacinas Sputnik V da Rússia, por 111 milhões USD, de acordo com o Decreto Presidencial n.º 35/21 de 26 de Março, o que significa que cada dose vai custar 18,5 USD (basta dividir o dinheiro pelas doses), ou seja, quase o dobro do preço praticado no mercado internacional, já que esta vacina está a ser vendida entre os 8 e os 13 USD, segundo apurou o Expansão.

Quando foi anunciado o início da comercialização da Sputnik V, o RDIF (Fundo de Investimento Directo Russo), proprietário da vacina, indicou que a sua vacina seria comercializada abaixo dos 10 USD. Foi esta mesma informação que passou à Agência Europeia de Medicamentos (EMA), quando entregou o processo de aprovação para comercialização da vacina no espaço europeu.

A juntar a esta informação, os jornais sul-americanos dão conta que a Argentina, Bolívia, Paraguai e México terão comprado a Sputnik V a 8 USD a dose, sendo que este é também o valor de referência acordado com a Venezuela e o Brasil, embora nestes casos existam particularidades, pois há a possibilidade de a vacina ser produzida nestes países. Na pesquisa feita pelo Expansão, o valor mais alto atribuído à Sputnik V é referido por um site de informação italiano, onde se diz que a Itália estaria a negociar a compra destas vacinas perto dos 13 USD. Ainda assim, muito longe dos 18,5 USD que Angola se propõe pagar.

Mas a diferença é muito maior se compararmos com o plano de vacinação da União Africana, que está a centralizar a compra de vacinas, numa central de compras, com o apoio de uma linha de crédito do Afreximbank - Banco Africano de Exportações e Importações. A UA propõe-se comprar 400 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson, sendo que depois cada País poderá solicitar uma quantidade das doses, contratualizadas pelo preço de 5 USD. Se tivermos em linha de conta que se trata de uma vacina de dose única, percebe-se que a imunização de cada cidadão através deste mecanismo custará 5 USD, enquanto que com a compra da Sputnik V, nas condições do decreto presidencial, a imunização em Angola irá custar 37 USD (duas doses), 7,2 vezes mais. Para se ter uma ideia, três milhões de angolanos que serão imunizados com a Sputnik V vão custar 110 milhões USD, sendo que com a Johnson & Johnson custariam 15 milhões USD, uma diferença de 95 milhões USD.

Ministério não comenta

O Expansão tentou obter uma explicação por parte do Ministério da Saúde, mas a resposta obtida é que não está autorizado a falar sobre o assunto, embora um dos quadros da tutela, sob promessa de anonimato, tenha avançado com uma explicação: "Não são 6 milhões de doses, mas 6 milhões de vacinas, sendo que cada uma delas é composta por duas doses. Ou seja, significa que estamos a falar de um preço por dose de 9,25 USD e um custo de imunização de 18,5 USD por cidadão".

(Leia o artigo integral na edição 618 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo