Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola deverá ratificar o acordo de mobilidade entre os Estados membros da CPLP só no próximo ano

Acordo de Mobilidade CPLP

O ministro das Relações Exteriores Teté António adiantou que só em 2022 o parlamento deverá ratificar o acordo sobre a mobilidade entre os Estados membros da CPLP. A Guiné-Bissau fê-lo esta semana e Portugal na semana passada

A livre circulação entre os Estados membros da Comunidade de Países de Língua Oficial portuguesa, a partir de Janeiro, só se aplica aos países que já ractificaram o acordo. Portugal ratificou o acordo na semana passada, asseguradas que estão a questões com a União Europeia, mas Angola só o deverá fazer ao longo do próximo ano.

Ainda assim, os cidadãos de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e ao abrigo de acordo bilaterais, não necessitam de vistos para entrar em Angola.

Entretanto, o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ratificou esta quarta-feira, dia 15 de Dezembro, o acordo de mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja aprovação foi feita na passada sexta-feira pelo parlamento, anunciou a presidência.

O acordo de mobilidade, segundo a CPLP, entrará em vigor em 01 de Janeiro apenas para Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, que já entregaram ao secretariado-executivo da organização os respectivos instrumentos de ratificação., juntar-se-á depois a Guiné-Bissau.

O Ministro das Relações Exteriores, Teté António, confirmou esta semana que Angola deverá ratificar apenas no próximo ano o acordo sobre a mobilidade entre os Estados membros da CPLP. Teté António, em declarações à Rádio Nacional de Angola, acrescentou que o documento está, neste momento, no Conselho de Ministros para discussão e segue depois para o parlamento, sendo que o ministro das Relações Exteriores não se quis comprometer com nenhuma data provável para a ratificação por parte de Angola do acordo de mobilidade dos Estados membros da CPLP.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo