EPAL perde aproximadamente três milhões de kz/mês
A Empresa de Distribuição de Águas de Luanda (Epal) regista mensalmente prejuízos de aproximadamente de três milhões de kwanzas, por incumprimento de pagamento de consumo, por parte de alguns clientes.
Falando à Angop o Presidente do Conselho de Administração, Lionídio Ceita, disse que as actuais receitas não reflectem o valor real de exploração e dos investimentos feito pelo Executivo, no sector, em Luanda.
"Aproveitamos a oportunidade para apelar a todos aqueles que tem água em casa, e mesmo não recebendo a factura, que se dirijam para uma agência, pois por mensagem, via telefone, a Epal envia a conta", explicou.
Acrescentou que o consumidor tem a possibilidade de pagar de varias formas, através de agências bancarias ou negociando com a Epal , onde cada caso é analisado e chega-se a um acordo.
Lionídio Ceita declarou que outra prioridade será sensibilizar a população que "a água é um bem social", mas que devem pagar o consumo para permitir angariar receitas para a melhoria dos serviços e para que o líquido chegue em qualidade e quantidade a todos.
Lamentou o facto das instituições públicas continuarem a ser as principais devedoras.
A EPAL está a trabalhar com os órgãos judiciais para sancionar as violações à rede técnica, por constituírem crimes de sabotagem e contra bens públicos.
Expansão/Angop