Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Utilizadores dos domínios .co.ao e .it.ao têm até 31 de Agosto para fiabilizar a titularidade

SOB PENA DE OS SEUS SITES SEREM DESACTIVADOS

No dia 28 de Julho o INFOSI concluiu a primeira grande actualização dos seus sistemas informáticos e as instituições que não tinham os dados actualizados viram os seus sites interrompidos.

Todas as instituições que utilizam os domínios .co.ao e .it.ao através de revendedores não licenciados devem fiabilizar a titularidade desses domínios até 31 de Agosto, sob pena de serem desactivados, segundo o Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), autoridade responsável pela emissão e gestão dos endereços nacionais na internet.

Na base desta decisão está a primeira grande actualização dos sistemas informáticos ("core systems") após quase 20 anos desde a sua criação, concluída no dia 28 de Julho, o que gerou interrupções em vários utilizadores que não tinham os seus dados actualizados e autorizados, daí a queda, na semana passada, de muitos sites que operam com os domínios .co.ao e .it.ao.

O INFOSI explicou ao Expansão que no dia 10 Julho todos os fornecedores foram informados sobre o processo de migração dos domínios e tinham de passar a mensagem aos seus clientes para fazerem a migração de forma gratuita até 30 de Julho. Mas a verdade é que alguns fornecedores não explicaram aos seus clientes este processo e ocultaram a mensagem.

Passado o primeiro prazo estabelecido pela autoridade responsável pela emissão e gestão dos endereços nacionais na internet, muitas entidades viram os seus sites interrompidos.

Segundo o INFOSI, a ideia é melhorar o serviço, garantir a segurança, a integridade e o controle do espaço de nomes de domínio do País, uma vez que muitas instituições angolanas têm os seus domínios registados lá fora e muitos por fornecedores que já não têm licença.

Entretanto, para proteger os interesses dos detentores de domínios que anteriormente geriam os seus activos através das lojas já descontinuadas, e para garantir a continuidade dos serviços desses domínios, o INFOSI teve de intervir para manter activos milhares de domínios .co.ao e .it.ao cuja data de expiração e titularidade não foi partilhada. Assim, para facilitar a recuperação dos activos pelos seus legítimos titulares, a página oficial DNS.ao disponibilizou um formulário de recuperação de domínios .co.ao e it.ao, que deve ser preenchido até 31 de Agosto.

"Com esta acção de normalização, a zona dos domínios AO cumpre hoje o mais elevado padrão internacional de segurança e conformidade com os requisitos de partilha de dados internacionais e com a legislação angolana em vigor", explica o director do instituto André Mpumba Pedro.

Assim, as intuições que até 31 de Agosto não actualizarem os seus dados, vão ver os seus sites interrompidos. E para voltar a ter acesso, deverão pagar pela migração dos dados à zona AO.

De acordo com o INFOSI, fazem parte da Zona AO os domínios .ao, .it.ao, .co.ao, .org.ao, .edu.ao e .gov.ao.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo