Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Acórdão da Relação lança incerteza sobre Ordem dos Contabilistas

Antigos dirigentes forçam entrada na sede da Ordem e tentam aceder às contas bancárias

Um acórdão do Tribunal da Relação de Luanda volta a colocar a Ordem dos Contabilistas numa situação de indefinição e conflito entre a anterior e a actual direcção. Quatro meses depois de tomar posse, a nova direcção regulariza salários e dívidas a fornecedores, mas ainda tem pendentes com AGT.

Manuel Ribeiro Sebastião e Alberto Seixas, presidente e vice-presidente da anterior direcção da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) tentaram aceder às contas bancárias da organização, domiciliadas no BAI, e forçar a entrada na sede da ordem, para trocar a fechadura, depois de divulgado o conteúdo de um acórdão do Tribunal da Relação de Luanda, de 22 de Outubro. O acórdão, assinado pelo colectivo presidido pela juíza Henrizilda do Nascimento, "altera o efeito do recurso de suspensivo para meramente devolutivo" de uma providência cautelar interposta por Manuel Ribeiro e Alberto Seixas, que impediu a tomada de posse, no dia 16 de Dezembro de 2023, dos novos órgãos sociais eleitos, o que viria a acontecer apenas a 24 de Junho de 2024.

Na prática, quando um recurso é recebido com o efeito devolutivo ele devolve toda a matéria para reexame em instância superior, para que a sentença seja anulada, reformada ou mantida. Porém, os efeitos dessa sentença continuam vigentes, explicam os manuais de Direito. "Quer isto dizer que até decisão final, que a relação irá proferir, os órgãos eleitos e os demais actos deliberados na Assembleia Geral [de 28 de Setembro] estão em vigor e deve proceder-se como foi deliberado nessa AG. Assim, o Dr. Manuel Ribeiro Sebastião terá de aguardar a decisão final e deixar que a OCPCA funcione como deliberado na última assembleia geral", esclarece um jurista.

Leia o artigo integral na edição 801 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Novembro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo