Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Chegaram três milhões de vacinas da Sinopharm a Luanda

Plano de vacinação

O Governo angolano comprou dez milhões de vacinas à chinesa Sinopharm, os primeiros três milhões chegaram hoje a Luanda. Cada dose da vacina custou 8,8 dólares, num total de 26,4 milhões de dólares

O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, general Francisco Furtado, estava no aeroporto, e aí falou ao jornalistas, dizendo que com mais estes três milhões de doses de vacinas, o país já recebeu mais de nove milhões de doses de vacinas, sendo que cerca de quatro milhões de doses foram adquiridas pelo Governo, as restantes dose de vacinas foram doadas.

O Governo conta chegar ao fim do ano com 60% da população vacinada.

O ministro de Estado reconheceu a avalanche nos centros de vacinação, com um recorde de mais de quase 34 mil pessoas vacinadas contra a covid-19 no sábado.

Mas os responsáveis dos postos de vacinação disseram ao Expansão que as metas do Governo na vacinação diária não serão alcançáveis devido a dificuldades de cadastramento online, que também resulta em alguma desorganização dos postos de vacinação, nomeadamente, na Cidadela Desportiva, Escola Nzinga Mbande e Casa da Juventude, em Viana.

O chefe da Casa de Segurança do Presidente da República garantiu, no entanto, que não há problema quanto ao stock de vacinas, e, até Dezembro, o país vai receber mais 10 milhões de doses de vacinas, adiantou, números confirmados pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, também presente no aeroporto.

A ministra da Saúde espera que se venha a atingir um número de vacinação diária de cerca de 3 mil pessoas, sedo que o ideal, acrescentou, seria chegar às 100 mil pessoas por dia.

"Era bom que ficasse muito claro" que o país não vive só de doações, fez questão de sublinhar a ministra Sílvia Lutucuta, que acrescentou que o país vai comprar 10 milhões de doses de vacinas, por 8,8 dólares cada, num total de 88 milhões de dólares.