Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Estado deve 2 mil milhões kwanzas aos alfabetizadores

Alfabetizadores cobram dívida ao Governo

Na província do Zaire, a dívida é de 130 milhões kwanzas, correspondente ao período de 2016 até 2019

O Ministério da Educação tem uma dívida avaliada em 2 mil milhões kwanzas para com os alfabetizadores e parceiros sociais de todo o país, revelou durante a semana, em entrevista ao Expansão, o director nacional para a Educação de Jovens e Adultos, Evaristo João Pedro.

O valor em causa corresponde aos últimos três anos, ou seja, de 2016 a 2019. Evaristo Pedro afirmou ainda que estão as condições estão criadas para que, no final do mês de Setembro, a dívidas comece a ser amortizada.

"O problema está no facto de alguns alfabetizadores trabalharem em áreas onde não existem bancos, o que tem dificultado o pagamento dos serviços", explicou. Dados estatísticos de 2019 davam conta que um cada quatro angolanos não sabe ler, nem escrever. Apesar de ter sido lançado, no mesmo ano, o Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e da Educação de Adultos o quadro continua o mesmo.

Dados divulgadospelo Ministério da Educação davam conta que um em cada quatro angolanos não sabia ler nem escrever.

(Leia o artigo integral na edição 641 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)