Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo acaba com confusão entre biliões e mil milhões

UNIFORMIZAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DOS NÚMEROS

As comissões de trabalho da Assembleia Nacional analisaram, na quarta-feira da semana passada, a proposta de lei destinada a legislar sobre a criação de uma norma nacional para uniformizar a leitura e escrita dos grandes números, que acaba definitivamente com a confusão entre biliões e mil milhões.

O Projecto de Lei de Autorização Legislativa que autoriza o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, a legislar sobre a Regularização da Padronização da Nomenclatura dos Grandes Números, será discutida e votada a 21 deste mês na Assembleia Nacional.

Na explicação sobre a proposta, o secretário de Estado da Indústria, Evandro do Prado, indica que a uniformização dos números é "importante e necessária", uma vez que a diferença em termos de nomenclatura "leva a equívocos e a cometer grandes erros do ponto de vista contabilístico quando não existe uma norma".

Com a aprovação da norma e nomenclatura dos grandes números, refere o governante, a opção de leitura e escrita é a escala longa e os algarismos são lidos na ordem de grandeza de mil (1.000), milhão (1.000.000), mil milhões (1.000.000.000) e bilião (1.000.000.000.000). (...)

(Leia o artigo integral na edição 498 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo