Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais de dois milhões de carteiras escolares custam quase 200 milhões USD

A instalar nas escolas até 2023

As 22 empresas já seleccionadas através de um concurso por convite sabem que não podem cobrar mais de 60 mil Kz por cada unidade. Os custos terão que contemplar o transporte e a montagem nas escolas primárias e secundárias até 2023. Objectivo é apetrechar as escolas

Vinte e duas empresas estão qualificadas a concorrer ao concurso público por convite em que o Executivo pretende adquirir 2.161.092 carteiras escolares individuais para colocar em escolas primárias e secundárias em todo o país até 2023, apurou o Expansão.

Estas empresas comprometeram-se a aceitar o pagamento entre 45 mil Kz a 60 mil Kz por carteira. Contas feitas, dá um preço médio de 52,5 mil Kz, com o Estado a gastar sensivelmente 113,5 mil milhões Kz, equivalente a quase 200 milhões USD à taxa de câmbio desta quarta-feira.

O objectivo destes contratos que deverão ser assinados até ao final do ano passa por apetrechar escolas do ensino primário e secundário em todas as províncias. Fonte do Expansão envolvida nestas negociações afirma que na reunião de segunda-feira (15) a Entidade Pública Contratante (EPC), no caso o Ministério da Educação, estipulou que o preço de cada unidade de carteira deve contemplar ainda o transporte e a montagem.

(Leia o artigo integral na edição 651 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)