Mosap II investe 400 milhões Kz em projectos agrícolas
O projecto de desenvolvimento da agricultura familiar e comercialização "Mosap II", financiado pelo Banco Mundial, vai investir 400 milhões Kz na província de Malanje, para estimular a produção agrícola e aumentar a renda dos produtores locais, sendo que o objectivo é elevar os níveis de produção da campanha agrícola 2020/2021 que teve início no princípio deste mês.
O projecto vai abranger sete mil famílias camponesas de toda província, inseridas em escolas de campo. A agricultura familiar é responsável por 90% da produção agrícola, enquanto as empresas representam apenas 10%. De acordo com o coordenador do Mosap II em Malanje, Paulo Sozinho, os valores a desembolsar, representam um incremento de mais 200 milhões Kz, comparativamente ao que foi disponibilizado na campanha agrícola 2019/2020, sendo que estes valores serão empregues para a execução de 202 subprojectos ligados à produção, multiplicação de sementes de feijão, batata rena e de estacas melhoradas de mandioca. O responsável explicou que as famílias camponesas vão ainda beneficiar de 1.705 hectares preparados para o cultivo. A preparação destes terrenos vai ser financiada em 80% pelo Mosap II, enquanto os restantes 20% serão garantidos com os recursos das caixas comunitárias dos agricultores. Paulo Sozinho acrescentou que a previsão é colher 19 mil toneladas de produtos diversos, com realce para a sete mil toneladas de mandioca. Para evitar a possível deterioração da produção depois da colheita, e aumentar a rentabilidade dos camponeses, o projecto vai ainda construir 10 armazéns para a conservação e processamento de produtos do campo nos municípios de Malanje, Calandula, Candandala, Cacuso e Caculama.
(Leia o artigo integral na edição 598 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Outubro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)










