Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Europa e Japão vão contribuir com mais de 50 milhões USD para combate à Covid-19

Para vacinas e armazenamento e distribuição

No espaço de dois dias, as autoridades angolanas receberam a indicação que o País vai beneficiar de 50 milhões de dólares que virão do Banco Europeu de Investimentos para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus, e mais 450 mil USD, a disponibilizar pelo governo japonês para ajuda de emergência para fortalecer o sistema de gestão, armazenamento e distribuição de vacinas.

O apoio que vem da Europa foi anunciado pelo Presidente da República, no final do encontro do estadista com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que esteve em luanda, na passada sexta-feira, 30 de Abril.

"Esperamos ainda beneficiar de 50 milhões de dólares do Banco Europeu de Investimentos para aquisição de vacinas", informou João Lourenço, salientando que o País adquiriu com recursos próprios 6.000.000 de vacinas Sputnik V, da Rússia, que deverão chegar a Angola ainda este mês.

João Lourenço salientou os investimentos efectuados pelo governo angolano em infraestruturas físicas e seu apetrechamento no quadro das medidas de combate à pandemia da Covid-19, bem como a aquisição de vacinas.

Quanto ao apoio do governo japonês, divulgado através de comunicado conjunto do Governo do Japão e do UNICEF, "visa garantir que o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Ministério da Saúde angolano trabalhem em estreita colaboração para o fortalecimento dos sistemas de gestão, armazenamento e distribuição da vacina contra a Covid-19".

Este reforço nas medidas de gestão e logística da vacina pretende antecipar a chegada ao País de mais doses, que terá um impacto significativo na cadeia de abastecimento de vacinas e na capacidade de armazenamento em câmaras de refrigeração.

Recorde-se que o UNICEF tem apoiado ao nível do sistema de câmaras de refrigeração para garantir que o país possa armazenar e distribuir com segurança as vacinas, além das restantes vacinas de rotina do plano nacional de vacinação.

O Presidente da República reforçou que a vacinação contra a Covid-19 em Angola arrancou graças às cerca de 630 mil doses doadas pela iniciativa Covax, que se comprometeu a apoiar esta doação até atingir as 13.224.240 doses de vacinas de diversas marcas. Até agora foram vacinadas 513 mil pessoas.

O executivo pretende vacinar cerca de 52% dos 22 milhões de pessoas elegíveis a vacinação até ao final deste ano.