Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

A CMC lançou programa de apoio às start-ups, pequenas e médias empresas

Economia

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) lançou na quarta-feira, o programa "Emergentes" orientado para apoiar Startups, pequenas e médias empresas (PME), com elevado potencial de crescimento no mercado.

A iniciativa destina-se a apoiar as pequenas, médias empresas (PME) e statups, com elevado potencial em diversos estágios de crescimento, bem como aprimorar as práticas de governação e gestão, maturação dos seus produtos e serviços, de forma a habilitá-las a emitir instrumentos financeiros no mercado de capitais.

De acordo com a subdirectora do Gabinete de Desenvolvimento da CMC, Juceline Paquete, o programa enquadra-se no âmbito da missão desta instituição de regular, fiscalizar, supervisionar e promover o mercado de capitais, em Angola. Com duração de três anos, avançou, a iniciativa realiza-se também no quadro das acções de promoção do mercado de capitais, permitindo que a economia angolana tenha mais e diversificadas opções de financiamento (crowdfunding e capital de risco), potenciando o crescimento sustentável.

Para a maturação das empresas, segundo a responsável, o programa obedece sete fases, que começam com o período das candidaturas, avaliação e selecção das empresas, processo de mentoria, realização do roadshow aos potenciais investidores, captação de financiamento, investimento e governance e a admissão no segmento alternativo da Bolsa.

Com este programa, espera-se que as startups, as pequenas e médias empresas ganhem mais robustez e estejam melhor preparadas para as adversidades do mercado que está cada vez mais competitivo.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo