Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Negociações na Bodiva sobem 33% para 1.055 mil milhões Kz

JÁ SUPEROU O ANO PASSADO

Troca de activos entre bancos e unidade de gestão da dívida pública impulsionou o volume de negócios na Bodiva. Bancos estão a trocar dívida velha por nova.

O volume de negociações na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) até 14 de Setembro cresceu 33% para 1.055 mil milhões Kz em 2022 em comparação com o total do ano passado. Quando faltam três meses para terminar o ano, a Bodiva já superou os volumes de negociação registados no ano passado, segundo contas feitas pelo Expansão. À taxa de câmbio média desta terça-feira, o valor negociado nos mercados Bodiva de Janeiro a Setembro de 2022 equivale a 2,4 mil milhões USD.

A contribuir para este aumento do volume de negociação em bolsa estão os acordos de Swap realizados entre a unidade de Gestão de Dívida Pública (UGD), representada pelo BNA, e os principais bancos comerciais da praça. O acordo de Swap entre a UGD e os bancos consiste na troca de obrigações do tesouro indexadas ao dólar (OT-TX) por obrigações de tesouro não indexadas, num montante que até esta quarta-feira supera os 300 mil milhões Kz. Em termos práticos, os bancos entregam ao Estado as OT-TX em sua posse maturidades a partir deste ano aos próximos três e, em troca, recebe obrigações não indexadas com maturidades mais longas.

As obrigações do tesouro indexadas ao dólar mitigam o efeito da desvalorização cambial, ou seja, se um investidor tiver comprado indexadas à moeda norte- -americana no valor de 10.000 USD receberia o valor comprado à taxa de câmbio actual, 430.000 Kz por cada 100 USD. Entretanto, com a valorização do Kz face ao USD as obrigações indexadas deixaram de ser tão atraentes. De acordo com o dashboard da Bodiva, nos mercados da bolsa de valores angolana foram negociados apenas 796 mil milhões de Kwanzas, o equivalente à taxa de câmbio média do último dia de 2021 a 1,4 mil milhões USD.

Entretanto, o volume de negociações na Bodiva ainda está ligeiramente distante dos 1,187 biliões Kz registados em 2020, o maior valor negociado em bolsa desde a abertura da Bodiva em 2014.

Delegação do Banco de Malawi visita Bodiva

Uma delegação do banco de reserva de Malawi, responsável pela dinamização da bolsa de valores daquele país visitou Angola entre 12 a 13 de Setembro. Durante a sua visita manteve reuniões com o Conselho de Administração da Bodiva tendo como propósito a partilha de experiências e conhecimentos, tanto na vertente de mercados, como de desenvolvimentos tecnológicos.

O objectivo da visita, segundo nota de imprensa da Bodiva, está relacionado ao projecto de melhoria das infra-estruturas de vigilância do mercado de bolsa do Malawi que classificou a experiência da Bodiva na automatização destes sistemas como um caso de referência.