Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Vera Daves admite pressões a nível superior para pagar despesas não orçamentadas a alguns ministérios

Apesar do sector social ser a prioridade

Se um ou outro sector - diga-se ministério - pressiona num nível superior ao MinFin para fazer determinada despesa e se houver dinheiro em reserva este vê-se forçado a executar a despesa. Por isso, há casos em que há execução acima da previsão da despesa em OGE, como acontece com a Defesa e Segurança

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, admitiu esta semana que, apesar de o sector social ser a prioridade do Executivo, a pressão de alguns ministérios, que "vão acima" da esfera do MinFin, justifica os casos sucessivos de execução acima do que está inscrito nos orçamentos gerais do Estado.

A governante, que falava durante um encontro com jornalistas que visava discutir temas relacionados com o Orçamento Geral do Estado para 2022, não revelou o nome desses ministérios, mas basta olhar para as contas gerais do Estado entre 2017 e 2020 e para os orçamentos gerais do Estado do mesmo período para encontrar alguns casos. Por exemplo, apesar de pela primeira vez, a partir de 2019, o Governo ter previsto gastar mais em Educação e Saúde juntas do que em Defesa e Segurança, na verdade depois a execução da despesa não foi concretizada na totalidade. Ou seja, voltou-se a gastar mais em Defesa e Segurança do que em Educação e Saúde juntas. O mesmo cenário aconteceu em 2020, o que contraria a meta definida no PDN 2018-2022 que visa "aumentar gradualmente a afectação de recursos às funções Educação e Saúde, visando alcançar as proporções recomendadas internacionalmente e com as quais Angola se comprometeu, nomeadamente, 20% da Despesa Pública Total para a Educação e 15% para a Saúde, tendo como contrapartida a redução dos recursos afectos às funções Serviços Públicos Gerais e da Defesa e Ordem e Segurança Pública".

(Leia o artigo integral na edição 651 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo