Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Versão digital dos manuais escolares sem custos na Internet

Economia

O Ministério da Educação tem os manuais escolares no site xilonga.med.gov.ao e sepe.gov.ao, sendo que os encarregados de educação podem baixar os ficheiros gratuitamente, bastando ter um aparelho electrónico com acesso à internet.

No entanto, para ter acesso a este serviço é necessário que os alunos ou encarregados de educação possuam um telemóvel inteligente, tablet ou computador para aceder aos conteúdos. É uma solução digital que está assente nas novas tecnologias, que no nosso contexto pode servir para alguns, mas que não está ainda ao alcance da esmagadora maioria da população, sobretudo quando consideramos a fraca literacia digital, o reduzido número de subscritores de internet no País e os custos elevados.

Para se ter uma ideia, o número de utilizadores da internet em Angola ronda os 7,1 milhões, de acordo com os dados do Instituto Angolano das Comunicações referentes ao terceiro trimestre de 2021.

A solução digital surge também com o confinamento imposto pela Covid-19, altura em que os alunos não tinham acesso à escola convencional, facto que "obrigou" o Ministério da Educação (MED) a marcar passos para a transição tecnológica e, particularmente, acelerar o projecto da escola virtual designada Xilonga.

O projecto Xilonga é, na prática, um ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido pelo MED e gerido por técnicos angolanos, que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, através da utilização de ferramentas e recursos interactivos. O seu objectivo central é oferecer recursos e materiais didácticos para a aprendizagem dos conteúdos programáticos do currículo do Ensino Primário e do Iº Ciclo do Ensino Secundário. Esta solução vai exigir esforços financeiros nos equipamentos para a escola virtual e na aquisição de aparehos a serem distribuídos gratuitamente pelos estudantes desfavorecidos, tal como o projecto prevê.

O conceito do projecto Xilonga poderá evoluir para uma plataforma congregadora, que inclui teleaulas, actividades para os alunos monitorizadas pelos técnicos do MED, manual do aluno, caderno de actividades, guias metodológicos, normativos legais da educação, radioaula e outras informações de cariz educacional.

A plataforma está aberta a todos os estudantes que, com o auxílio de um adulto (ou encarregado de educação) devidamente registado, pode acessá-la e manuseá-la a partir de qualquer lugar, desde que disponha de um suporte digital.