Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Emitidos 115 mil milhões em títulos para capitalizar a TAAG

ACORDO DE REGULARIZAÇÃO

O montante a emitir para capitalizar a empresa nacional de aviação este ano representa 61% do total que o Estado preve gastar em capitalizações.

O Governo prepara-se para emitir títulos de dívida pública para a capitalização da TAAG no valor de 115 mil milhões Kz, numa operação que visa regularizar o pagamento de uma dívida nos termos do acordo assinado entre as partes, lê-se no decreto n.º198/23 assinado pela ministra das Finanças.

De acordo com o documento publicado em Diário da República, a emissão, colocação e reembolso destas obrigações do tesouro devem ter como finalidade única a capitalização da companhia nacional de bandeira. Tratam-se de títulos em moeda nacional, ou seja OTNR com o valor unitário de 100 mil Kz. O decreto não explica ainda a taxa de juro que vão pagar estes títulos, nem a maturidade dos mesmos.

O montante a emitir para capitalizar a empresa nacional de aviação é ligeiramente inferior aos 127 mil milhões Kz de capital social da empresa. Mas representa, segundo o Plano anual de Endividamento 2023, pouco mais de 61% dos 187,5 mil milhões Kz que o Estado pretende utilizar este ano para capitalizar as empresas públicas.

Não se trata da primeira emissão do género a favor da TAAG já que em 2020 o Estado emitiu a favor da companhia área um valor de 17 mil milhões Kz em títulos de capitalização, cumprindo o valor máximo estabelecido no despacho do MinFin 8/20 de 2 de Abril, publicado em Diário da República, que estabelecia também juros fixos de 16,50% com uma maturidade de 4 anos.

Em Novembro de 2020, o Estado concluiu as emissões de Obrigações de Tesouro para capitalização da TAAG, do BPC e do BCI, num valor global de 215,6 mil milhões Kz e de 40 mil milhões para capitalizar o Fundo de Garantia de Crédito, autorizadas entre Março e Maio por despachos do Ministério das Finanças. A maior fatia do total de títulos emitidos nesse ano para capitalização de uma empresa estatal foram os 168,65 mil milhões Kz para injectar no Banco de Poupança e Crédito (BPC), enquanto o Banco de Comércio e Indústria (BCI) recebeu 30 mil milhões Kz para o mesmo efeito. Foram igualmente emitidos 40 mil milhões em títulos para capitalização do Fundo de Garantia de crédito.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo