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Multicaixa Express já movimenta 692 mil milhões Kz a mais que ATMs

APLICATIVO CONSOLIDA POSIÇÃO DE CANAL MAIS USADO NA REDE EM 2024

Rede multicaixa movimentou pouco mais de 35 biliões Kz durante o ano de 2024 em cerca de 2 mil milhões de operações, onde 50% das operações realizadas foram feitas por via do Multicaixa Express que resultou na movimentação de 36% do valor do global transacionado no ano passado.

O volume de transacções com o Multicaixa Express cresceu 70% para 12,6 biliões Kz em 2024 face aos 7,4 biliões registados em 2023, o que presenta um aumento de 5,2 biliões Kz, segundo cálculos do Expansão com base nos dados divulgados pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS). Já as operações deste serviço quase duplicaram, ao crescer 97% para 1,2 mil milhões de operações no mesmo período.

Assim, o Multicaixa Express consolida a posição de canal mais usado na rede multicaixa depois de superar os caixas automáticos "vulgos ATMs" em operações e valores movimentados em 2024. Só para termos noção, no ano passado, os ATMs movimentaram 11, 9 biliões Kz, o que significa que o Express movimentou 692 mil milhões Kz a mais que ATMs. Na base está a fuga para o digital que hoje é a principal solução para facilitar as transações financeiras.

O Multicaixa Express é um canal mobile interbancário que permite associar um conjunto de cartões multicaixa à aplicação móvel Express. O aplicativo permite aos clientes bancarizados (com acesso a um cartão) pagamentos, transferências bancárias, consultas, pedido de levantamentos sem cartão, ou gestão de cartões, através de um telemóvel.

Em 2024, 50% das operações realizadas na rede multicaixa foram feitas por via do Multicaixa Express que resultou na movimentação de 36% do valor global transaccionado, o que demonstra uma mudança no perfil do cliente bancário, maior penetração e aceitação dos canais digitais no mercado como soluções para facilitar as transacções, permitindo celeridade nas operações, bem como para dar resposta aos constrangimentos encontrados em vários serviços, como as enchentes nos ATM"s, e as filas.

De forma geral, a rede multicaixa movimentou pouco mais de 35 biliões Kz durante o ano de 2024 em cerca de 2 mil milhões de operações. As operações por canal na rede multicaixa abrangem as operações em Caixas Automáticas, Terminal de Pagamento Automático (TPA"s), Multicaixa Express, canal Homebanking (H2H) e Gateway pagamentos online (GPO).

O número de operações e valor movimentado nos canais digitais continua a aumentar por uma questão de facilidade de acesso, uma vez que os utilizadores já preferem realizar as transacções financeiras por meio de um telemóvel ou computador sem necessidade de se deslocar até um ATM, explicam especialistas ouvidos pelo Expansão, acrescentando que este factor demonstra ainda o aumento da confiança dos consumidores na segurança dos canais digitais.

Nelson Prata, presidente da Associação Angolana de Defesa do Consumidor de Serviços e Produtos Bancários (ACONSBANC), explica que um dos grandes motivadores do aumento da utilização dos canais digitais por parte do cliente bancário deve-se ao tempo de espera tanto nos ATMs como nas agências bancárias. "O tempo médio de espera, de um cliente numa agência bancária, é de uma hora e meia, nos bancos em que há maior fluxo de clientes.

Outro factor apontado pelo presidente da ACONSBANC está ligado ao perfil do cliente bancário. "Houve um aumento no número de clientes, utilizadores de plataformas digitais, principalmente por parte de clientes bancários na faixa etária entre os 18 e os 30 anos. É exactamente nesta faixa etária que está concentrada grande parte da literacia digital", apontou.

Assim, para Nelson Prata, a medida que as pessoas têm maior apetência para o uso das ferramentas digitais, há também um incremento de pessoas com maior predisposição para utilizarem a banca digital em detrimento da banca física. Por outro lado, conforme explica o especialista, está também ligado ao facto de ter havido uma migração de utilizadores da banca física para a banca digital, por via do processo de desmaterialização das operações bancárias, como já aconteceu em outros países como Brasil e os Estados Unidos da América.

Leia o artigo integral na edição 809 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Janeiro de 2025, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

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