Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sika Angola investe 1,2 milhões USD para recuperar volume de negócios

Plano de reestruturação em 2022

Já teve vendas perto dos cinco milhões de dólares/ano, sendo que antes da pandemia estava perto dos três milhões. No primeiro semestre de 2020 o volume de negócios caiu 40% e a empresa percebeu que tinha que fazer alguma coisa. Vai iniciar um programa de investimento para recuperar as vendas.

A empresa Sika Angola, que produz argamassa de colagem, impermeáveis e outros produtos químicos para a construção civil e indústria, tem um plano de investimento de 1,25 milhões USD em 2022 para recuperação dos seus negócios, afectados pelos efeitos da pandemia Covid-19.

Este programa de investimento passa por uma requalificação societária, ou seja, a Sika Angola vai deixar de ser uma sucursal do grupo em Portugal e, a partir do próximo ano, vai responder directamente à casa-mãe na Suíça. Este investimento 1,25 milhões USD prevê também o aumento de mais uma linha de produção que possibilitara" a criação mais cinco postos de trabalho

As vendas anuais rodavam em média 5 milhões USD, mas nos últimos cinco anos registou-se uma quebra na ordem dos 40%, 2 milhões USD devido a "instabilidade cambial", explica Ricardo Rocha, director-geral da fábrica. A empresa fechou 2019 com um volume de negócios de 3 milhões USD, e depois da queda nas vendas no primeiro semestre de 2020 na ordem dos 33%, 500 mil USD, percebeu que tinha que mudar.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo