Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola está a produzir menos petróleo que o programado no OGE

As razões da queda da produção

ANPG já incentivou a pesquisa nas bacias do Namibe e do Kwanza para promover novas descobertas e trazer mais petróleo a produção

Angola está a produzir em média menos 150 mil barris por dia face aos 1,288 milhões que estão programados no Orçamento Geral do Estado de 2021, de acordo com cálculos do Expansão. A justificar uma produção abaixo da meta anual segundo o especialista José Oliveira estão problemas técnicos que reduzem a capacidade de exportação do país.

" Por exemplo o bloco 31 teve duas a três semanas para reparar o manifold de exportação e ficou sem capacidade de abastecer o navio, o que levou a uma redução da produção", refere.

Aliás, as paragens de produção não programadas estão a aumentar cada vez mais, especialmente nos blocos cujas instalações estão cada vez mais antigas. O presidente da ANPG, Paulino Jerónimo, revelou aquando da criação da agência que um dos objectivos da concessionária era reduzir ao máximo as paragens de produção provocadas pela manutenção não programada.

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)