Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA "aperta" e impõe padrões de funcionamento

Regulamentação das instituições financeiras

As instituições financeiras bancárias e não bancárias passam a estar reguladas pelo Código do Governo Societário das Instituições Financeiras, regulamentado e publicado esta semana pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

O documento visa dotar estas instituições de mecanismos e procedimentos de bom governo societário, em termos proporcionais ao plano de negócios e aos riscos à sua organização interna.

De acordo com o regulamento agora publicado, as instituições devem definir, implementar e, periodicamente, rever o seu modelo de governança corporativa, pelo menos uma vez por ano, contemplando a estrutura de capital, estratégia de negócio, políticas e processos de gestão do risco, unidades e estruturas orgânicas e as políticas aplicadas.

Devem assegurar a transparência da sua estrutura de capital, mediante a identificação dos detentores de participações qualificadas, considerando toda a cadeia de entidades a quem a participação é imputada. Aqui, o banco central reserva-se o direito de requerer informação adicional às instituições, no caso de considerar que não existe transparência na titularidade das participações, designadamente por não estar identificado o seu beneficiário último. O documento publicado pelo BNA define também que as instituições devem adoptar um modelo de governança corporativa que melhor se adeqúe aos processos organizativos, de gestão corrente e de risco da sociedade.

(Leia o artigo integral na edição 634 do Expansão, de sexta-feira, dia 23 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo