Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Fundos de pensões crescem 39% para 835 mil milhões Kz à conta dos fundos fechados

EM 2022

Os fundos valem cerca de 835 mil milhões Kz. O valor dos activos atingiu os 850 mil milhões Kz, mais 231 mil milhões Kz do que no ano passado, um aumento de 37%. Foi ainda criado um fundo fechado.

O valor dos fundos de pensões registou em 2022 um crescimento de 39% para 835 mil milhões Kz em relação ao período homólogo, justificado pelo aumento dos fundos fechados que cresceram 40%. Os fundos fechados valem, assim, 97% do total dos montantes geridos, enquanto os fundos abertos se mantiveram estáveis com uma evolução de apenas 0,2%.

O valor dos activos atingiu os 850 mil milhões Kz, mais 231 mil milhões Kz do que no ano passado, representando um aumento de 37%, de acordo com o relatório sobre o balanço de 2022 publicado pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

Em 2022, o sector encerrou com 8 entidades gestoras, sendo 4 sociedades gestoras de fundos de pensões e 4 seguradoras autorizadas a gerir fundos de pensões, não registando alterações em relação ao ano transacto.

Já no que diz respeito às autorizações, registou-se o crescimento de um um fundo de pensão fechado, totalizando 37 fundos de pensões dos quais 28 fechados e 9 abertos. O sector com maior predominância na protecção social complementar dos funcionários, com 9 fundos constituídos, é o sector petrolífero, seguido pelo financeiro bancário, com 6 fundos.

Já a taxa de rentabilidade dos fundos de pensões cresceu 1 ponto percentual (p.p) em termos homólogos e atingiu os 8% em 2022, sendo que a rentabilidade dos Investimentos cresceram de forma expressiva, ao passar de 28,2 mil milhões Kz em 2020, para 64,3 mil milhões Kz em 2022, mais do que o dobro em apenas dois anos.

Por outro lado, na perspectiva das contribuições, em 2022, a taxa de penetração rondou os 0,72%, um aumento de 0,36 p.p em termos homólogos. Ao nível do valor dos fundos, a taxa de penetração registou um aumento de 0,67 p.p, e cifrou-se em 1,93%.

Carteira de investimento

No período em análise, os investimentos em activos aplicados totalizaram cerca de 736 mil milhões Kz. A estrutura da carteira de investimentos dos fundos de pensões é predominantemente constituída por Obrigações do Tesouro, que representou 52,70% do peso dos activos.

Analisando ao detalhe as carteiras de investimento por tipo de activo, que em 2020 era caracterizado maioritariamente por depósitos a prazo (60%), em 2022, com o desenvolvimento do mercado de capitais, a aquisição de Obrigações de Tesouro representavam mais de metade da carteira de investimento dos fundos de pensões, tendo registado um crescimento homólogo de 110%.

Contribuições

As contribuições cresceram na ordem dos 235%, face aos últimos três anos, cifrando-se em 300 mil milhões Kz, em 2022. Os fundos abertos aumentaram 30% e os fechados 236% em comparação com o exercício anterior.

Este aumento no fundo de pensões fechado, que representa 99,8% do total das contribuições, é explicado pela contribuição do fundo fechado do Banco Nacional de Angola, referente ao fundamento do plano de benefício definido e de saúde, num único período.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo