Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Menos stocks nos EUA favorecem crude

SEMANA DE 07 A 12 DE JUNHO

Além da queda dos stocks, altas temperaturas na Europa e EUA vão obrigar a mais consumo de energia, o que afecta positivamente os preços. Negociações nas bolsas subiram com acordo ApenAI e Apple nos EUA.

O petróleo acumulou ganhos de mais de 6% esta semana, depois de na semana passada terem recuado mais de 7% devido à intenção da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) e aliados de aliviar os cortes na produção de crude já este ano, caso as condições de mercado sejam favoráveis. No final da sessão de quarta-feira, o preço do barril do WTI, nos Estados Unidos, rondava os 78,32 dólares, enquanto o Brent em Londres negociava nos 82,38 dólares.

A subida dos preços do crude foi influenciada pela redução dos stocks da matéria-prima nos EUA. Segundo dados divulgados pela associação comercial American Petroleum Institute (API, sigla em inglês), as reservas do País caíram 2,4 milhões de barris na semana passada. Adicionalmente, a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de na semana passada iniciar o ciclo de cortes de juros é positiva para o mercado petrolífero, devido à perspectiva de que uma política monetária global menos restritiva possa influenciar positivamente o consumo mundial da matéria-prima.

Quanto a outras commodities energéticas, o gás natural destacou-se com uma subida de quase 12%, impulsionado por mudança nas previsões meteorológicas nos EUA e na Europa. Espera-se que o Verão deste ano venha a atingir altas temperaturas, o que pode aumentar a procura de ar condicionado e, consequentemente, também a utilização de gás na produção de electricidade.

Nas commodities agrícolas, os preços do trigo e do café recuaram mais de 6% com a previsão de aumento de oferta. A associação de comércio de grãos Coceral elevou a sua previsão para a produção de trigo deste ano na União Europeia e na Grã-Bretanha em 400 mil toneladas métricas, para 134,5 milhões de toneladas métricas. Já no Brasil, o maior produtor mundial do café, a colheita deste ano encontra-se já acima dos 50%.

No mercado accionista dos EUA, o anúncio da parceria entre as empresas Apple e à OpenAI para utilizar o ChatGPT de forma integrada nos softwares da Apple, levou o índice tecnológico Nasdaq e o agregador S&P 500 a tocarem em máximos históricos numa das sessões desta semana. No acumulado da semana, o Nasdaq avançou 4,79%, e o S&P 500 ganhou 2,73%.

Já na Europa, os índices recuaram na sua maioria, numa semana marcada por incertezas quanto aos resultados das eleições para o Parlamento Europeu. Os índices PSI 20 de Portugal e o CAC da França recuaram 2,37% e 0,94%, respectivamente, enquanto o índice alargado da região, o Euro Stoxx 600, avançou ligeiramente, cerca de 1,16%.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo