Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Mercado segurador a caminho de bater recorde de prémios emitidos

Nos primeiros nove meses de 2021 seguradoras emitiram 189 mil milhões em prémios

Nos primeiros nove meses de 2021, as seguradoras emitiram prémios brutos avaliados em 189 mil milhões Kz, alcançando 85% do valor do ano passado (223 mil milhões Kz). As seguradoras tiveram mais custos com o ramo de doenças, avaliados em 27 mil milhões Kz. E o fundo de pensões da Sonagol foi que mais pensões pagou, um total de 25 mil milhões Kz

O mercado segurador emitiu prémios, nos primeiros nove meses deste ano, avaliados em 189 mil milhões Kz, obtendo assim 85% do valor total alcançado em todo o exercício do ano passado, de acordo com cálculos do Expansão com base dados dos indicadores publicados pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

Para alcançar o valor do ano passado, 233 mil milhões Kz, o mercado apenas precisa de emitir 33 mil milhões Kz em prémios, ou seja, menos de metade dos prémios emitidos só no III trimestre deste ano. Desta forma, tudo indica que o valor registado em 2020 será mesmo superado este ano.

O ramo da petroquímica, com um prémio de 70 mil milhões Kz, e o ramo doença, com prémios avaliados em 60 mil milhões Kz, foram os que mais contribuíram para os 189 mil milhões Kz.

Estes resultados significa que o sector está a crescer, avança o o presidente do Conselho de Administração da Protteja Seguros, Kianda Troso. "Passado o primeiro semestre e tendo um resultado destes, claramente que o mercado vai crescer excepto se tivermos algum problema que pode advir por causa da privatização da maior seguradora, causando uma erosão da carteira. Mas fora esta questão temos crescimento à vista", admite.

(Leia o artigo integral na edição 653 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)