Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Nossa, BIC e Unisaúde são campeões num ano em que os lucros subiram 46%

TRANSPARÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS SEGURADORAS EM 2023

Entre as 22 seguradoras que operam em Angola, apenas 12 apresentaram demonstrações financeiras relativas ao ano de 2023. Em conjunto, os lucros do agregado subiram 46% para 19,8 mil milhões Kz, enquanto os prémios cresceram 21% para 252,4 mil milhões Kz e as indemnizações subiram 55% para 96,1 mil milhões Kz.

Apenas três seguradoras das 22 que operam no sector alcançaram a pontuação máxima e receberam a medalha de ouro, nomeadamente, a Nossa Seguros, a BIC e a Unisaúde por publicarem como manda a norma regulamentar nº 7/23 de 11 de Agosto a informação financeira completa no site e não receberam qualquer reserva dos seus auditores externos e nem tiveram resultado negativo no ano passado.

Este exercício do Expansão, que já vai no seu segundo ano consecutivo, apurou que estas seguradoras lideram o ranking da transparência e boas práticas, que classifica a publicação das várias peças que compõem os relatórios e contas com uma pontuação que vai dos 0 aos 10.

Recorde-se que os critérios e pontuação são os seguintes: publicação do relatório de gestão e contas, 2 pontos; publicação do balanço, ganhos e fluxos de caixa, 3 pontos; notas às demonstrações, 1 ponto; publicação do parecer do auditor externo, 2 pontos; publicação do parecer do conselho fiscal, 2 pontos; desconto de 0,5 pontos por cada reserva do auditor e desconto de 1 ponto em caso de prejuízo.

Este ano o Expansão acrescentou aos critérios a perda de um ponto a cada seguradora que apresentar prejuízos, o que fez com que também o número de companhias que receberam o prémio ouro reduzisse em 2023.

Contas feitas, a Protteja Seguros, a Mundial, a Prudencial e a ENSA Seguros conseguiram uma pontuação de 9,5 pontos, próximo da classificação máxima, mas o facto de verem as contas aprovadas com uma reserva cada pelo auditor externo foram encaminhou-as para a medalha de prata (ver página 4).

Já a STAS Seguros, com duas reservas, a Giant, a Global e a Viva Seguros alcançaram o prémio bronze por terem conseguido 9 pontos cada. Como as três últimas seguradoras registaram prejuízos, os critérios impõe que se lhes retire 1 ponto.

Já a seguradora Liberty e Trevo registou 6 pontos por ter apresentado apenas o relatório de gestão e contas, balanço, ganhos e fluxos de caixa e o relatório do conselho fiscal, ficando fora do pódio.

Além destas doze que publicaram as suas contas, há ainda nove seguradoras que não apresentaram os relatórios e contas do exercício, quando a data limite regulamentar para o fazerem era 15 de Maio. E, por isso, receberam a medalha de latão, o que significa zero pontos. Tratam-se da Aliança seguros, que desceu da classificação ouro do prémios do ano passado, a Royal, a Fidelidade, a Sol Seguros, a Confiança, a Sanlam, a Tranquilidade e a Super Seguros.

O facto destas companhias de seguros não terem publicado nos seus sites as contas dentro do prazo regulamentar faz com que violem a norma e incorram em multas do órgão regulador, que variam dos 300 mil Kz aos 150 milhões Kz, de acordo com a lei nº 18/22, de 7 de Julho, da actividade seguradora e resseguradora.

O Expansão solicitou esclarecimentos às seguradoras que não publicaram e apenas duas responderam. A Fortaleza Seguros, por exemplo, deu nota de que o "R&C, relativo ao exercício de 2023, se encontra em finalização para respectiva publicação que ocorrerá em breve".

Apesar de a norma regulamentar deixar claro que a publicação das informações financeiras das empresas no site deve ser feita em área devidamente assinalada e em local de fácil acessibilidade ao utilizador, e de forma a permitir a respectiva visualização em boas condições de legibilidade, boa parte das seguradoras mantém escondido o espaço reservado para a publicação das contas das empresas.

Leia o artigo integral na edição 778 do Expansão, de sexta-feira, dia 31 de Maio de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo