Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Receita fiscal arrecadada com jogos atinge máximos de sempre em 2023

JOGOS SOCIAIS E DE FORTUNA E AZAR

Os impostos gerados com os jogos de fortuna e azar renderam no ano passado um total de 10.638,9 milhões Kz, um crescimento de quase 30% face aos valores registados em 2022. Os jogos vieram para ficar, nas ruas de Luanda há jogos sociais em cada esquina, e o Estado começa a ganhar com isso.

A arrecadação da receita fiscal no sector dos jogos sob a alçada do Instituto de Supervisão de Jogos (ISJ) durante o exercício fiscal de 2023 atingiu os máximos de sempre, com o fisco a arrecadar 10.638,9 milhões Kz, um crescimento de 29,5% face aos 8.215,4 milhões Kz de 2022.

A arrecadação do sector dos jogos distingue-se entre a receita fiscal e a parafiscal. Assim, a receita fiscal foi de 10.149, 5 milhões Kz, o que corresponde a 95% de toda a arrecadação realizada em 2023, enquanto a receita parafiscal, com cerca de 531,2 milhões, contribui com os restantes 5%.

A receita fiscal resulta do pagamento do imposto especial de jogos com os jogos de fortuna ou azar, com um total de 1.375,2 milhões, representando 12,8% do total arrecadado, com os jogos sociais, com uma fatia de 4.541,2 milhões, valendo 42,5%, e com os jogos remotos em linha, que totalizaram um montante de 4.233,0 milhões, representando uma quota de 39,6% do total pago.

A receita decorrente do imposto sobre a receita bruta das casas de jogos sociais e remotos em linha tiveram uma contribuição, em IEJ, de 5.271,2 milhões Kz. Quanto ao imposto pago, mais de 92% foi da Mota Tavares & Barros, que pagou cerca de 2.608,4 milhões Kz e a Primeira Aposta com 2.248,1 milhões.

De acordo com a direcção do ISJ, que divulgou os dados do relatório preliminar, os números indicam que o mercado angolano do jogo em 2023 teve um desempenho positivo e espera-se que em 2024 os números atinjam cifras superiores, ultrapassando a meta dos actuais 10.638,9 milhões Kz.

Olhando para os números de 2022, indica o relatório do ISJ, registou-se um crescimento de 29,5%, tendo em conta que os valores consolidados de 2022 indicavam um resultado de 8.215,4 milhões Kz. A justificação do ISJ é de que contribuiu para este assinalável desempenho o aprofundamento do processo de reformas em curso, a contínua adesão aos jogos online, o alargamento dos jogos sociais de base territorial a mais províncias do País, associados ao incremento das acções de supervisão e fiscalização.

O ISJ indica que a autorização, regulamentação e fiscalização continuam a ser a actividade do Estado. Lembra, por outro lado, que nas jurisdições onde a actividade está devidamente fundada e desenvolvida, o potencial e arrecadação de receitas públicas derivadas do jogo está estimada em até dois pontos percentuais dos respectivos Produtos Internos Brutos (PIB), o que ainda está longe de acontecer em Angola. "É nosso desejo continuar a olhar para o crescimento da actividade de jogos em Angola e aumentar ainda mais as receitas públicas", disse Paulo Ringote, director do ISJ, ao Expansão.

Leia o artigo integral na edição 769 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Março de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo