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Seguradoras resolvem 79% das 248 reclamações feitas pelos seus clientes

I SEMESTRE DE 2024

O número de reclamações identificadas pela ARSEG cresceu 18% no I semestre de 2024 quando comparado com o periodo homólogo.

O número de reclamações no primeiro semestre deste ano aumentou 18% para 248 queixas apresentadas pelos clientes das seguradoras, de acordo com cálculos do Expansão com base no relatório da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG). Importa referir que estas queixas são as identificadas pelo regulador.

Apesar deste aumento, as seguradoras resolveram 79% destas queixas levantadas pelos seus clientes. Desde o exercício de 2022 que as seguradoras têm mantido a tendência de resolveram a maior parte das reclamações dos clientes de forma célere, uma prática que ajuda na credibilidade do mercado e no reforço da confiança dos clientes.

As reclamações são essencialmente do ramo não Vida com 247 queixas, onde o ramo automóvel foi o que recebeu maior número de reclamações com 132 queixas, seguido do ramo doença com 78, acidentes 31, incêndio e elementos da natureza três, responsabilidade civil geral uma , outros com duas.

Já o ramo Vida teve apenas uma reclamação. A morosidade na regularização dos processos de sinistros é a principal causa de reclamação, seguido do incumprimento no pagamento das indemnizações, declínio da responsabilidade no processo de sinistros, morosidade no reembolso pago, conduta indecoroso no âmbito da relação contratual entre seguradoras e funcionários, incumprimento no pagamento das pensões, entre outras queixas

Assim, a ENSA Seguros continua a ser a companhia com mais reclamações, também é a que tem maior número de apólices activas, e por acréscimo, também é a que apresentou um maior número de soluções aos seus clientes, ao resolver 42 das 70 reclamações que recebeu. Segue-se a Nossa, que resolveu 37 das 39 reclamações e a Sanlam que das 29 recebidas deu solução a 24. Já a Giant das 9 reclamações resolveu quatro, no ano passado que a Confiança solucionou cinco das nove recebidas. A Royal resolveu quatro das sete reclamações, a Mundial resolveu três das seis queixas, a Viva três das quatro e a Trevo de três resolveu uma reclamação.

Entretanto, a Bic Seguros, Protejja, Tranquilidade e a Fidelidade aparecem neste estudo como as seguradoras que resolveram todas as queixas que receberam.

Fundos de pensões registaram 20 reclamações

Para os fundos de pensões, foram registadas um total de 20 reclamações com maior incidência para os fundos de pensões fechados. A sociedade gestora Fénix recebeu quatro reclamações, Sonangol Vida sete, Gestão de Fundos dois e a Ensa sete.

Recorde-se que está em consulta pública, até o dia 22 de Novembro, a norma regulamentar que propõe que as seguradoras tenham apenas 10 dias úteis para dar resposta às reclamações dos segurados, ao contrário dos 30 dias que acontece na lei em vigor, e caso seja aprovado, a questão da resolução das reclamações terá de ser mais célere.

O mesmo documento reforça ainda a figura do provedor, ou seja, embora a seguradora seja responsável pela gestão e tratamento de reclamações, mas, em caso de não solução, os clientes podem apresentar reclamações junto do provedor do cliente ou do órgão regulador que também podem intervir diante de uma reclamação recusada pela seguradora.

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