Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sika Angola investe 1,2 milhões USD para recuperar volume de negócios

Plano de reestruturação em 2022

Já teve vendas perto dos cinco milhões de dólares/ano, sendo que antes da pandemia estava perto dos três milhões. No primeiro semestre de 2020 o volume de negócios caiu 40% e a empresa percebeu que tinha que fazer alguma coisa. Vai iniciar um programa de investimento para recuperar as vendas.

A empresa Sika Angola, que produz argamassa de colagem, impermeáveis e outros produtos químicos para a construção civil e indústria, tem um plano de investimento de 1,25 milhões USD em 2022 para recuperação dos seus negócios, afectados pelos efeitos da pandemia Covid-19.

Este programa de investimento passa por uma requalificação societária, ou seja, a Sika Angola vai deixar de ser uma sucursal do grupo em Portugal e, a partir do próximo ano, vai responder directamente à casa-mãe na Suíça. Este investimento 1,25 milhões USD prevê também o aumento de mais uma linha de produção que possibilitara" a criação mais cinco postos de trabalho

As vendas anuais rodavam em média 5 milhões USD, mas nos últimos cinco anos registou-se uma quebra na ordem dos 40%, 2 milhões USD devido a "instabilidade cambial", explica Ricardo Rocha, director-geral da fábrica. A empresa fechou 2019 com um volume de negócios de 3 milhões USD, e depois da queda nas vendas no primeiro semestre de 2020 na ordem dos 33%, 500 mil USD, percebeu que tinha que mudar.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)