Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sonangol autorizada a alienar participação no Caixa Angola

Privatizações

A Sonangol tem 25% das acções do Caixa Angola. Portuguesa Caixa Geral de Depósitos, Jaime Freitas e António Mosquito podem reforçar.

A Sonangol foi autorizada a alienar a sua participação de 25% no Banco Caixa Angola (BCGTA) por via de concurso público limitado por prévia qualificação, lê-se no decreto Presidencial nº87/20 de 15 de Junho.

Ao Ministério das Finanças compete exercer ou subdelegar competências para aprovação do procedimento, nomeação da comissão de avaliação, verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do referido procedimento, adjudicação da proposta para a celebração do contrato incluindo a assinatura do mesmo.

Após conclusão da primeira fase do concurso, os accionistas actuais serão convidados a exercer o direito de preferência.

A comissão de negociação deve integrar representantes do departamento ministerial responsável pelas finanças públicas, representantes da Sonangol E.P.. e deve obedecer à lei de bases das privatizações, bem como, a título subsidiário, pela Lei dos contratos públicos.

O Caixa Angola tem um capital social de 8,575. mil milhões de Kwanzas, distribuído que se distribui pelos accionistas Partang SGPS, S.A. (51%); Sonangol Holding Lda (24%); Sonangol E.P (1%); Jaime Freitas (12%) e António Mosquito (12%).

A sociedade Partang, SGPS, S.A, é uma sociedade detida a 100% pela Caixa Geral de Depósitos, a maior instituição bancária em Portugal.

Os accionistas António Mosquito e Jaime de Freitas são dois empresários angolanos de referência que desenvolvem a sua actividade de forma transversal na economia.

(Leia o artigo integral na edição 579 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Junho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo