TAAG muda-se para o novo aeroporto de Luanda com voos para Cabinda
A infraestrutura, que demorou cerca de 20 anos a ser construída, tem uma capacidade instalada de cerca de 15 milhões de passageiros/ano, mas em 2023 Luanda recebeu "apenas" 2,9 milhões de visitantes.
A TAAG anunciou, durante a semana, o início do processo de transferência gradual dos voos de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN). Este processo de transferência inicia-se a 10 de Novembro com a rota Luanda- -Cabinda-Luanda.
A TAAG não deu mais pormenores sobre as operações comerciais, sobretudo no que diz respeito à forma como se vão processar as transferências para os voos de ligação com outros destinos a partir de Luanda. Os voos nacionais, excepto Cabinda, e internacionais vão continuar a ser feitos a partir do "velho" 4 de Fevereiro.
Cabinda tem à disposição 4 voos diários (ou 30 semanais) para a capital do País e é conhecida pelo elevado número de expatriados que ali trabalham devido à indústria petrolífera, o que indica a necessidade de acautelar estas importantes questões operacionais.
A escolha de Cabinda como a primeira rota a ser transferida assenta no facto de "ser o destino doméstico com maior volume de tráfego de passageiros e de carga, com voos nos períodos da manhã, de tarde e à noite, o que vai permitir activar de forma permanente as diferentes equipas e sistemas operacionais do AIAAN", explicou a TAAG em comunicado.
"Posteriormente, durante o mês de Dezembro, a TAAG vai incorporar as rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação de voos a partir do AIAAN, e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluir a transferência das demais ligações domésticas e internacionais", divulgou a companhia de bandeira.
Embora a transferência operacional esteja a ser feita de forma faseada, o Expansão sabe que o objectivo é mudar os voos e operadores internacionais para o AIAAN ao mesmo tempo, para evitar disrupções e ligações mais complicadas nos casos de passageiros em trânsito ou com voos de ligação.
Comboios Bungo-AIAAN
O acesso ao AIAAN vai ser assegurado pelo Caminho de Ferro de Luanda (CFL), pelos autocarros da TCUL (Transportes Colectivos Urbanos de Luanda) e através da utilização de viaturas próprias e táxis personalizados.
A circulação ferroviária regular entre as estações do Bungo (Baixa de Luanda, junto ao Porto) e do AIAAN começa no próximo dia 7 de Novembro, com vista a assegurar o transporte de passageiros para a cidade e para o Aeroporto 4 de Fevereiro, bem como no sentido inverso.
"Disponível sete dias por semana, a circulação compreende viagens de 60 minutos, durante o período da manhã e da tarde, com início às 4 da manhã. A circulação destes comboios estende-se este até às 22 horas", anunciou o CFL em comunicado, ao mesmo tempo que promete a implementação de "um serviço expresso, especialmente dedicado aos passageiros" com destino ao novo aeroporto.
Para os funcionários e entidades colectivas que trabalham no aeroporto, o CFL está a criar um passe mensal corporativo, com descontos especiais para os trabalhadores. A empresa também vai lançar "até ao dia 31 de Outubro um passe ferroviário mensal para os comboios de passageiros suburbanos e para a linha que serve o AIAAN".
O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas dimensionadas para receber aeronaves tipo Airbus A380, Boeing 747, Boeing 777, e quaisquer aeronaves comerciais.
O aeroporto foi dimensionado para receber 15 milhões de passageiros/ano e de 130 mil toneladas de carga. Em 2022, o número de passageiros (nacionais e internacionais) ficou pouco acima dos 2,9 milhões, segundo o relatório financeiro de 2023 publicado pela empresa Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA).